Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Prisão por abuso de informação privilegiada em criptomoedas nos EUA

O irmão de um antigo gestor de produto da Coinbase foi sentenciado na terça-feira a 10 meses de prisão no que os procuradores consideraram ser o primeiro caso de abuso de informação privilegiada com moedas digitais.

Prisão por abuso de informação privilegiada em criptomoedas nos EUA
Notícias ao Minuto

08:33 - 11/01/23 por Lusa

Mundo Criptomoedas

Nikhil Wahi, de 27 anos, de Seattle, foi sentenciado em um tribunal federal em Manhattan, depois de em setembro se ter declarado culpado de uma acusação de conspiração para cometer fraude.

Procuradores adiantaram que Nikhil Wahi começou em outubro de 2020 a receber informação confidencial do seu irmão, Ishan Wahi, que então era gestor de produto na Coinbase Global Inc., uma das plataformas de transação das moedas digitais, e usou a informação para vender ativos digitais com ganhos.

Tanto os irmãos Wahi como o seu amigo Sameer Ramani tinham sido acusados em julho, no que o procurador federal Damian Williams descreveu como o primeiro caso de 'insider trading' envolvendo mercados de moedas digitais.

Willams afirmou que a sentença de terça-feira "torna claro que o mercado das moedas digitais não é um mercado sem lei. Há consequências reais para o 'insider trading' ilegal, se e onde ocorrer", garantiu.

Além da sentença de prisão, Nikhil Wahi tem também de pagar 892.500 dólares.

Ishan Wahi declarou-se inocente e Ramani está em fuga.

Leia Também: Criptomoedas? Três dicas para "evitar as armadilhas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório