Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Eis como a polícia brasileira vai identificar invasores bolsonaristas

Listas de hóspedes em hotéis e pousadas de Brasília, dados de geolocalização e imagens de câmaras de segurança são alguns dos elementos que vão permitir às autoridades identificar os invasores bolsonaristas que ocuparam os prédios dos Três Poderes em Brasília.

Eis como a polícia brasileira vai identificar invasores bolsonaristas
Notícias ao Minuto

10:13 - 09/01/23 por José Miguel Pires

Mundo Brasil

Dominado o caos, detidos os suspeitos e acalmados os ânimos, as autoridades brasileiras preparam-se, agora, para identificar aqueles que invadiram, no domingo, as sedes dos Três Poderes em Brasília, no Brasil (Congresso, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal).

Na madrugada desta segunda-feira, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou os próximos passos da investigação a esta invasão, em documento citado pelo jornal brasileiro O Globo.

A Polícia Federal brasileira deverá começar por analisar listas de hóspedes em hotéis e pousadas de Brasília que chegaram a partir da última quinta-feira, ao mesmo tempo que investigará imagens captadas por câmaras de segurança e dados de geolocalização dos suspeitos.

As autoridades vão ainda debruçar-se sobre donos, passageiros e financiadores dos autocarros que foram utilizados para transportar apoiantes de Jair Bolsonaro até Brasília. No total, estima-se que tenham chegado à capital brasileira 87 autocarros com bolsonaristas, que serão apreendidos pela Polícia Federal, e cujos proprietários serão interrogados.

O ministro exigiu ainda às empresas de telecomunicações que armazenem durante três meses os "registos de conexão suficientes para a definição ou identificação de geolocalização dos utilizadores", segundo se lê na decisão.

Moraes apontou armas ainda às redes sociais, exigindo a plataformas como Instagram, Twitter, Facebook e Tik Tok que removam qualquer conteúdo que promova atos antidemocráticos. Segundo o Globo, foram até já identificados 17 perfis de bolsonaristas acusados de incitar os atos de domingo: 9 no Instagram, 3 no Facebook, 3 no Twitter e 2 no Tik Tok.

Apoiantes do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, derrotado por Lula da Silva nas eleições de outubro passado, invadiram e vandalizaram, no domingo, as sedes dos três poderes do país em Brasília, obrigando a uma intervenção policial para repor a ordem. A operação resultou em centenas de detenções.

O protesto foi convocado para a Esplanada dos Ministérios, em Brasília e acabaram por furar as barreiras montadas pela polícia, com imagens dos invasores dentro do salão verde do Congresso, dentro e fora do Palácio do Planalto e do STF, a serem divulgadas nas redes sociais.

Leia Também: Após ataque, políticos dos Estados Unidos exigem extradição de Bolsonaro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório