Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

PE começa segunda-feira sessão marcada pela Ucrânia. Zelensky intervém

O Parlamento Europeu (PE) inicia na segunda-feira a última sessão plenária do ano, dominada pela guerra na Ucrânia e a entrega do prémio Sakharov 2022 a representantes do "corajoso povo" do país atacado pela Rússia.

PE começa segunda-feira sessão marcada pela Ucrânia. Zelensky intervém
Notícias ao Minuto

07:12 - 10/12/22 por Lusa

Mundo Parlamento Europeu

Na quarta-feira, decorre a entrega do prémio Sakharov para a liberdade de pensamento aos quatro representantes do povo ucraniano, cerimónia que conta com a intervenção remota do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky,e a presença de quatro representantes da resistência a Moscovo.

NA segunda-feira, os eurodeputados poderão trocar informações com os quatro laureados presentes em Estrasburgo, à margem da sessão plenária.

O tema da Ucrânia regressa à plenária na quinta-feira, com o PE a debater a situação humanitária na Ucrânia devido aos bombardeamentos russos a infraestruturas críticas.

Após os ataques sistemáticos da Rússia às infraestruturas críticas e a centros civis da Ucrânia, bem como outros crimes cometidos pelo regime do presidente Vladimir Putin contra o povo ucraniano, os eurodeputados consideraram em novembro que a Rússia um Estado patrocinador do terrorismo.

Na agenda de trabalhos dos eurodeputados está ainda o debate, na segunda-feira, e votação, na terça-feira, do relatório de iniciativa sobre "Uma Visão a Longo Prazo para as Zonas Rurais da União Europeia -- Rumo a áreas rurais mais fortes, conectadas, resilientes e prósperas até 2040", cuja relatora é Isabel Carvalhais (PS).

Leia Também: Declarar Rússia como estado terrorista? "Não está em discussão"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório