Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Brittney Griner libertada em troca de 'Mercador da Morte' Viktor Bout

Segundo Biden, que tinha falado com Griner "há pouco tempo", "ela está segura" e a caminho de casa. A estrela de basquetebol norte-americana estava presa por tráfico de droga.

Brittney Griner libertada em troca de 'Mercador da Morte' Viktor Bout
Notícias ao Minuto

15:10 - 08/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia

A estrela de basquetebol norte-americana Brittney Griner, presa na Rússia por tráfico de droga, foi libertada, esta quinta-feira, numa troca pelo ‘Mercador da Morte’ Viktor Bout.

O presidente dos EUA, Joe Biden, divulgou uma breve declaração sobre a libertação da basquetebolista, confirmando que o regresso a casa se deu 'através' da troca pelo "traficante de armas russo condenado Viktor Bout, conhecido como o 'Mercador da Morte'.

Segundo Biden, que tinha falado com Griner "há pouco tempo", "ela está segura". "Ela está num avião. Ela está a caminho de casa", acrescentou.

A basquetebolista, bicampeã mundial e olímpica pelos Estados Unidos, foi presa em fevereiro no aeroporto Sheremétevo, em Moscovo, depois de funcionários da alfândega terem encontraram óleo de canábis entre a sua bagagem.

"Pretendo declarar-me culpada de todas as acusações", disse Griner em julho durante o julgamento que decorreu na Rússia, assinalando que "não tinha intenção de violar as leis russas" e explicando que a situação foi motivada por descuido e pressa no momento de preparar as malas para sair do país. A condenação, em agosto, foi de nove anos de prisão.

O Kremlin aceitou uma eventual negociação com a diplomacia norte-americana para fazer uma troca de prisioneiros entre os dois países, e os Estados Unidos confirmaram que iria considerar, mas apenas quando todas as ferramentas jurídicas à disposição da equipa de Brittney Griner fossem esgotadas. A Associated Press avançou nessa altura que, em troca, os EUA entregariam Viktor Bout, um negociante de armas russo que está a cumprir 25 anos.

Leia Também: Basquetebolista Brittney Griner transferida para colónia penal na Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório