Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Bar sul-africano recusa entrada a cliente negro por não estar com brancos

O Governo sul-africano denunciou hoje um incidente racista na Cidade do Cabo, onde um bar alegadamente recusou a entrada de um jovem negro sob o pretexto de não estar acompanhado de clientes brancos.

Bar sul-africano recusa entrada a cliente negro por não estar com brancos
Notícias ao Minuto

15:58 - 06/12/22 por Lusa

Mundo Cidade do Cabo

Trinta anos depois do fim do regime de segregação racial do 'apartheid', o caso despertou uma raiva surda durante vários dias, especialmente nas redes sociais.

As autoridades pediram à polícia para que investigue rapidamente o que classifica como um "terrível incidente racista", no qual Thabiso Danca, 25 anos, foi alegadamente impedido na sexta-feira de entrar no 'pub' irlandês Hank's Olde no moderno centro da cidade.

"É escandaloso que as inclinações pró-'apartheid' se manifestem em toda a sua dimensão", disse a porta-voz governamental Phumla Williams, em comunicado.

Um vídeo que mostra um dos amigos do jovem, Christopher Logan, que é branco, a pedir explicações dos gerentes no bar no fim de semana passado tornou-se viral nas redes sociais.

Logan conta no vídeo que Thabiso ao tentar entrar no bar imediatamente a seguir ao grupo de amigos foi parado por um segurança que lhe disse que clientes negros só eram bem-vindos se estivessem na companhia de brancos.

Nas imagens ouve-se Logan, furioso, a dizer: "Você não tem o direito de discriminar neste país. É crime!".

Contactado pela agência France-Presse, os gerentes do bar não quiseram fazer comentários.

O 'pub' estava hoje fechado, mas uma nota afixada na porta qualificou as acusações como "infundadas e não comprovadas", afirmando que os donos e funcionários receberam ameaças e foram agredidos pelo "principal protagonista" do vídeo.

"Nunca instruímos a nossa equipa a discriminar de forma alguma", acrescenta-se na nota.

Um partido de esquerda radical, o EFF, convocou protestos no exterior do bar, considerando que o incidente não é "isolado", mas "estrutural e endémico".

Leia Também: Governo da RDCongo e rebeldes voltam a conversações de paz em janeiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório