Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Canal russo na Letónia considera absurdo cancelamento de licença

A televisão independente russa Dojd considerou hoje "injustas e absurdas" as acusações que levaram ao cancelamento da sua licença de transmissão na Letónia, onde a estação se exilou depois de fugir da Rússia.

Canal russo na Letónia considera absurdo cancelamento de licença
Notícias ao Minuto

10:33 - 06/12/22 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

"Vamos continuar a trabalhar porque as acusações [do regulador da Letónia] são injustas e absurdas", afirmou a administração do canal, numa mensagem publicada na rede social Twitter.

"O canal deixa de transmitir no cabo, mas continua no YouTube", garantiu.

O Conselho Nacional dos Meios de Comunicação Eletrónicos da Letónia (NEPLP) anunciou hoje que decidiu cancelar a licença de emissão do canal de televisão russo na sequência de apelos de luta contra a Ucrânia.

A estação televisiva foi acusada de ter apresentado a península ucraniana da Crimeia como russa, de mostrar apoio ao exército russo na Ucrânia e de não fornecer traduções para o letão.

O canal "irá parar de transmitir em 08 de dezembro", anunciou o regulador letão, sublinhando que "as leis letãs devem ser respeitadas por todos".

O regulador da imprensa da Letónia já tinha multado, na sexta-feira, a empresa em 10.000 euros por ter apoiado a narrativa russa sobre a invasão.

A estação transmite a partir da Letónia desde julho, com a ajuda do canal comercial TV3, e tem também operações na Geórgia, bem como em Amesterdão e Paris.

Quando deixou a Rússia, foi vista como um dos últimos meios de comunicação social a opor-se à guerra e às políticas autoritárias do Presidente, Vladimir Putin.

Leia Também: Regulador cancela licença de emissão de televisão russa na Letónia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório