Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Polícia de São Francisco vai poder usar robôs que matam

Lei gera controvérsia.

Polícia de São Francisco vai poder usar robôs que matam
Notícias ao Minuto

16:20 - 30/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

O Conselho de Supervisão de São Francisco aprovou, na terça-feira, a possibilidade de a polícia da cidade usar robôs potencialmente letais em situações de emergência.

A aplicação da lei acabou por ser aprovada, com 8 votos contra 3, apesar de almas objeções, incluindo de grupos de supervisão da polícia. Os opositores, segundo a NBC News, alegaram que esta possibilidade levaria a uma maior militarização de uma força policial já é  agressiva com as comunidades pobres e minoritárias. 

Connie Chan, supervisora que encaminhou a proposta ao Conselho, disse entender as preocupações levantadas, mas lembrou que, de acordo com a lei estadual, eram "obrigados a aprovar o uso desses equipamentos". "Então, aqui estamos nós, e definitivamente não é uma discussão fácil", disse, citada pela estação norte-americana.

Em comunicado, o Departamento de Polícia de São Francisco disse não possui robôs pré-armados e não tem planos para tal, contudo, o departamento pode usar robôs equipados para "contactar, incapacitar ou desorientar suspeitos violentos, armados ou perigosos" quando alguma vida estiver em risco.

"Robôs equipados dessa maneira só seriam usados ​​em circunstâncias extremas para salvar ou evitar mais perdas de vidas inocentes", admitiu.

A proposta foi alterada na terça-feira, antes da aprovação, para especificar que os robôs que matam , controlados remotamente, só podem ser usados depois do uso de força alternativa ou de táticas para parar a escalada do acontecimento, e quando concluírem que não são capazes de subjugar o suspeito de outras formas. Além disso, só um número limitado de polícias, oficias de alto escalão, é que poderão autorizar o uso destes robôs.

Leia Também: EUA pagam a três tribos obrigadas a deslocar pelas alterações climáticas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório