Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Lançada no Maláui campanha inédita de vacinação contra a malária

As autoridades do Maláui lançaram uma campanha de vacinação contra a malária que é a primeira do género no mundo, anunciou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS), afirmando que "dá um vislumbre de esperança" ao país.

Lançada no Maláui campanha inédita de vacinação contra a malária
Notícias ao Minuto

15:41 - 29/11/22 por Lusa

Mundo Malária

"O Maláui alargou o acesso à primeira vacina contra a malária", disse o escritório da agência das Nações Unidas no Maláui, especificando que este projeto está a acontecer após um período inicial de implementação em 11 distritos do país africano.

"A expansão do acesso à primeira vacina contra a malária permitirá que milhares de crianças em risco de adoecer ou morrer beneficiem de uma ferramenta adicional de prevenção da malária", lê-se na conta da OMS no Maláui na rede social Twitter.

Neema Kimambo, chefe do escritório, aplaudiu o lançamento da campanha e salientou que "é um marco importante" que surge no meio dos esforços para "acabar com a malária no Maláui e prestar cuidados de saúde para todos".

As autoridades sanitárias do país africano estão a utilizar a única vacina contra a malária recomendada pela OMS, conhecida como RTS,S, que nos últimos anos tem sido testada no Maláui, Gana e Quénia.

O paludismo, também conhecido como malária, é uma doença potencialmente fatal causada por parasitas transmitidos aos humanos pela picada de fêmeas infetadas de mosquitos 'anopheles', de acordo com o 'site' da OMS.

O Maláui lançou na segunda-feira uma campanha de vacinação contra a cólera para imunizar 2,9 milhões de pessoas em 13 distritos afetados pelo surto, o que deixou até agora mais de 6.200 casos e quase 190 mortos.

A cólera é uma doença diarreica aguda causada pela ingestão de alimentos ou água contaminada com o 'vibrio cholerae bacillus', segundo a OMS, que sublinha que "a cólera continua a ser uma ameaça global à saúde pública e um indicador de desigualdade e falta de desenvolvimento social".

Leia Também: Angola usou 71% da verba do Fundo Global da malária, tuberculose e sida

Recomendados para si

;
Campo obrigatório