Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Criança morre após "elevada" exposição ao bolor em casa no Reino Unido

Os pais da criança garantem que "não têm dúvidas" de que "foram tratados desta forma porque não são" do país.

Criança morre após "elevada" exposição ao bolor em casa no Reino Unido
Notícias ao Minuto

15:45 - 15/11/22 por Teresa Banha

Mundo Reino Unido

Awaab Ishak tinha dois anos quando, em dezembro de 2020, deu entrada num hospital em Rochdale, no Reino Unido. Os resultados de um inquérito conhecido agora, e citados esta terça-feira pela Sky News, mostram que a criança morreu devido à exposição "elevada" a bolor durante "uma período considerável". 

De acordo com a publicação britânica, os pais da criança acusam também os responsáveis pela casa onde estavam, numa residência para migrantes, garantindo que "não têm dúvidas" de que "foram tratados desta forma porque não são" do país.

"Parem de discriminar, de ser racistas, de dar um tratamento injusto a pessoas que vêm do estrangeiro e que são refugiados ou requerentes de asilo, parem de colocar as pessoas em casas que não são dignas de habitar", defendeu a família, citada pela Sky News.

Os responsáveis pelo centro também informaram, em comunicado, que "lamentavam" a morte da criança e que "não reconheceram o risco para a saúde", mostrando-se cooperantes com a investigação.

Após os resultados serem conhecidos, a investigadora responsável pelo inquérito garantiu que a casa "não estava equipada para a rotina do dia a dia" o que terá levado a "uma condensação excessiva". Joanne Kearsley considerou ainda que "nada foi feito para retirar o bolor", que foi o grande causador do problema de saúde da criança.

"Como é que isto acontece? Como é que uma criança de dois anos morre no Reino Unido, em 2020, por exposição prolongada ao bolor?", questionou a responsável.

O menino de dois anos entrou no hospital a 19 de dezembro de 2020 depois de apresentar dificuldades respiratórias, mas teve alta no dia seguinte. Menos de 24 horas depois voltou ao hospital e morreu devido a um problema cardíaco consequente das dificuldades em respirar.

Leia Também: Lixo no mundo. Que países geram mais e menos? E Portugal?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório