Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

É oficial. Rishi Sunak é candidato à liderança do Partido Conservador

"Estou a concorrer para ser o líder do Partido Conservador e o próximo primeiro-ministro", anunciou.

É oficial. Rishi Sunak é candidato à liderança do Partido Conservador
Notícias ao Minuto

11:10 - 23/10/22 por Tomásia Sousa com Lusa

Mundo Reino Unido

O ex-ministro das Finanças britânico Rishi Sunak anunciou, este domingo, a candidatura à liderança do Partido Conservador, depois de Liz Truss ter apresentado a demissão.

"O Reino Unido é um grande país, mas enfrentamos uma profunda crise económica. É por isso que estou a concorrer a líder do Partido Conservador e a próximo primeiro-ministro", escreveu num comunicado divulgado no Twitter, onde acrescenta querer "consertar a economia e unir o partido".

"A escolha que o nosso partido fizer agora decidirá se a próxima geração de britânicos terá mais oportunidades do que a última. É por isso que estou a concorrer para ser o vosso próximo primeiro-ministro e líder do Partido Conservador", disse Sunak.

O antigo ministro salientou que tinha estado à frente das Finanças na altura mais "difícil" para o país, referindo-se à pandemia covid-19, mas acrescentou que "os desafios que enfrentamos são ainda maiores". 

"Mas as oportunidades, se tomarmos a decisão certa, são fenomenais", acrescentou.

Rishi Sunak é um dos três nomes que surgiram para esta campanha 'relâmpago' no partido de direita britânico, após a renúncia da primeira-ministra, ao fim de 44 dias no cargo.

De acordo com fontes da campanha, Sunak é o único dos candidatos que já reuniu o apoio de pelo menos 100 deputados necessários para se qualificar para a corrida.

O segundo favorito, o antigo primeiro-ministro Boris Johnson, regressou no sábado de férias a Londres, mas ainda não declarou se vai avançar. 

Os apoiantes de Sunak questionaram no sábado a sugestão de que Johnson também já garantiu o apoio de 100 colegas. 

A imprensa britânica noticiou que os dois ter-se-ão encontrado para discutir um potencial acordo, o que não foi confirmado oficialmente.

Os candidatos à sucessão de Liz Truss, que se demitiu na quinta-feira após seis semanas em funções, têm até às 14 horas locais (mesma hora em Lisboa) de segunda-feira para formalizar as candidaturas.

Além de Sunak, apenas Penny Mordaunt, líder da Câmara dos Comuns [um cargo no governo equivalente a ministra dos assuntos parlamentares] é candidata. Mordaunt ficou em terceiro lugar atrás de Liz Truss e Rishi Sunak na eleição anterior para suceder a Johnson.

Mordaunt afirmou hoje à BBC ter o apoio de 105 deputados do Partido Conservador, embora as contagens de vários meios de comunicação social britânicos indiquem que o limiar ainda não foi atingido. 

Segundo a BBC, Sunak está na frente com 129 assinaturas, Johnson com 55 e Mordaunt com 23.  

"Estou muito confiante no progresso que estamos a fazer e garanto que estou nisto para ganhar", vincou Mordaunt, que se assumiu como estando entre Liz Truss e Rishi Sunak em termos de política fiscal.

"É preciso ter estabilidade [económica] para se conseguir impostos baixos e é preciso ter impostos baixos para fazer crescer a economia e criar essa estabilidade. É isso que eu defendo. É por isso que penso que estou em melhor posição para unir o nosso partido", argumentou.

Uma primeira votação reservada ao grupo parlamentar Conservador está prevista para segunda-feira caso se qualifiquem mais do que dois candidatos, sendo o resultado esperado às 18h00. 

Os dois finalistas serão submetidos a um voto eletrónico dos cerca de 170.000 militantes "tory" e o resultado anunciado na sexta-feira, exceto se um desistir. Nesse caso, o vencedor poderá ser anunciado logo na segunda-feira. 

O sucessor de Truss será indigitado primeiro-ministro e convidado pelo rei Carlos III a formar governo enquanto líder do partido com a maioria parlamentar. 

[Notícia atualizada às 12h17]

Leia Também: Rishi Sunak supera 100 apoios exigidos para concorrer aos Conservadores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório