Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

"Esquadrão da Morte". Localizado em Espanha autor de 10 assassínios

O suspeito é um ex-agente da Polícia Nacional do Peru e fazia parte do “Esquadrão da Morte”, um grupo ilegal da polícia que se dedicava a executar alegados criminosos para ganhar promoções e condecorações.

"Esquadrão da Morte". Localizado em Espanha autor de 10 assassínios
Notícias ao Minuto

16:17 - 12/10/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Polícia Nacional Espanhol

A Polícia Nacional espanhola deteve, na semana passada, no município de Guadalajara, um fugitivo procurado no Peru, acusado de ter assassinado 10 pessoas.

O suspeito é um ex-agente da Polícia Nacional do Peru e fazia parte do "Esquadrão da Morte", um grupo ilegal da polícia que se dedicava a executar alegados criminosos para ganhar promoções e condecorações.

Em comunicado, na terça-feira divulgado, a polícia espanhola revelou que os crimes ocorreram entre 2012 e 2016 e o suspeito enfrenta uma pena de prisão de 35 anos.

Segundo as autoridades peruanas, citadas no comunicado, o grupo dedicava-se ao recrutamento de informadores, pagos pela organização, que encorajavam "criminosos de baixo nível" a cometerem crimes, como raptos ou assaltos, e posteriormente os denunciavam ao grupo policial. No local dos crimes, "os polícias surpreendiam os criminosos e abatiam-no", alegando que os tiroteios eram resultado de confrontos perigosos. 

Em Espanha, a "investigação começou há alguns dias" quando os agentes receberam um pedido das autoridades peruanas, através do BCN INTERPOL Madrid, para "assistência na investigação do paradeiro de um fugitivo".

Após o alerta, as autoridades espanholas deram início às diligências policiais para localizar o suspeito, tendo descoberto que ele "estava a viver com a sua família em Guadalajara".

Foi detido, na semana passada, nas proximidades da sua casa pela Polícia Nacional e posteriormente entregue à Audiência Nacional.

Leia Também: Espanha. Militar morto a tiro dentro de garagem num bairro em Ceuta

Recomendados para si

;
Campo obrigatório