Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 20º

UE e países do Golfo abordam crise e guerras da Ucrânia e Iémen

A guerra na Ucrânia, a crise iemenita e o problema energético global centraram esta terça-feira o "primeiro diálogo político" entre representantes da União Europeia (UE) e da aliança política e económica árabe do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG).

UE e países do Golfo abordam crise e guerras da Ucrânia e Iémen
Notícias ao Minuto

23:50 - 11/10/22 por Lusa

Mundo Golfo

A reunião, que decorreu em Riade, foi presidida pelo coordenador da UE para as negociações nucleares, o espanhol Enrique Mora, e o secretário-geral do GCC, Nayef al Hayraf, com as duas partes a "trocarem opiniões sobre questões de interesse internacional e regional comum" do Golfo Pérsico, segundo um comunicado oficial.

Entre outras questões, foi abordada "a situação no Iémen, Líbia e Iraque, o programa nuclear do Irão e as atividades iranianas desestabilizadoras, bem como a situação no Afeganistão e na Ucrânia", pode ler-se.

O GCC não divulgou no comunicado mais detalhes sobre o encontro, embora o coordenador europeu tenha destacado, através da rede social Twitter, que estava em Riade para o "primeiro diálogo político" com aquela aliança política e económica árabe, formada pela Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Bahrein, Kuwait e Omã.

Enrique Mora também destacou que a reunião focou-se na "agressão russa na Ucrânia, alimentos, segurança energética, além da situação incerta no Iémen" após o fim da trégua em 02 de outubro, além da segurança desta região estratégica.

O GCC, aliado dos EUA e cujos membros são grandes exportadores mundiais de petróleo e Gás Natural Liquefeito (GNL), tem-se mostrado relutante em condenar a invasão russa da Ucrânia, e manifestou o seu apoio a uma solução negociada, considerando que "não se deve politizar" a venda de energia.

A visita de Mora a Riade coincide com o anúncio pelo Departamento de Estado dos EUA de uma visita também esta terça-feira à região do enviado especial para o Iémen, Tim Lenderking, para participar das tentativas de prorrogação do cessar-fogo no Iémen, em vigor desde 02 de abril, mas que expirou no domingo.

Leia Também: Iémen. ONU com esperança que acordo seja alcançado para estender tréguas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório