Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Kremlin elogia tweet controverso de Elon Musk sobre guerra na Ucrânia

O dono da Tesla sugeriu um 'plano de paz' para acabar com a guerra.

Kremlin elogia tweet controverso de Elon Musk sobre guerra na Ucrânia
Notícias ao Minuto

15:26 - 04/10/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

O Kremlin elogiou Elon Musk, esta terça-feira, por ter publicado uma sondagem controversa no Twitter, onde incluía ideias para terminar com a guerra na Ucrânia, depois de Kyiv o ter repreendido por propor termos vistos como recompensadores para a Rússia.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse numa conferência de imprensa, citado pelo Guardian, que ser "muito positivo que alguém como Elon Musk esteja a tentar encontrar uma saída pacífica para esta situação".

"Comparado com muitos diplomatas profissionais, Musk ainda está a procurar formas de chegar à paz. E alcançar a paz sem tentar corresponder às condições russas é absolutamente impossível", acrescentou.

Recorde-se que o empresário criou uma votação na sua página da rede social onde procurou saber a opinião dos seguidores sobre um plano de paz para acabar com a guerra. Contudo, esse plano previa que a Ucrânia cedesse permanentemente a Crimeia à Rússia, que fossem realizados novos referendos sob supervisão da ONU nas regiões de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporíjia para determinar o destino desses territórios e que a Ucrânia concordasse com a neutralidade.

Na manhã de terça-feira, a sondagem de Musk já tinha recebido mais de 2,5 milhões de votos, com cerca de 60% contrários ao plano. Ao que Peskov disse tratarem-se de 'bots' – contas falsas do Twitter – que estavam a "participar ativamente na votação", mas não forneceu provas.

Várias foram as figuras que responderam ao empresário, criticando a sua 'solução' para colocar termo ao conflito, incluindo o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Leia Também: Kremlin consulta civis sobre fronteiras de regiões anexadas ilegalmente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório