Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Músico da Serra Leoa pede compensação pelo uso da sua imagem em moeda

O músico serra-leonês Sorie Kondi, que é cego de nascimento, pediu ao Governo que o compense por usar sem autorização o seu rosto nas novas moedas cunhadas recentemente no país, disse o próprio artista.

Músico da Serra Leoa pede compensação pelo uso da sua imagem em moeda
Notícias ao Minuto

20:00 - 28/09/22 por Lusa

Mundo Serra Leoa

"Quero que o Governo da Serra Leoa me compense por usar a minha cara. Pensam que estou morto. Estou vivo e o pior é que não se reuniram comigo pessoalmente antes de fazer isto", disse o músico, que toca kondi, um instrumento de percussão muito comum em África e cujo nome adotou, citado pela agência Efe.

"Isto é uma provocação. Sou um homem pobre. Imagine que vou mendigar e alguém vê a minha cara na moeda, é humilhante", acrescentou Kondi, que também é vocalista e autor de famosas canções que o converteram numa estrela local.

Em julho, o Banco Central da Serra Leoa iniciou um processo de redenominação da sua moeda -- o leone -- o que implicou a cunhagem de novas moedas e a impressão de novas notas com menos três zeros.

O objetivo é tentar restaurar a confiança da população perante a inflação, embora o processo não mude o valor do dinheiro.

Ou seja, as novas notas de 10 leones têm o mesmo valor dos antigos de 10.000, por exemplo, o que equivale a cerca de 0,74 euros.

Foi nesse processo que o rosto de Kondi começou a ser utilizado para ilustrar as novas moedas de 25 centavos, sem que o artista fosse notificado ou que o Governo lhe pedisse autorização.

Numa entrevista esta semana à emissora pública do país, a Sierra Leone Broadcasting Corporation (SLBC), o governador do Banco Central, Kelfala Murana Kallon, disse que não sabia que Kondi estava vivo e lamentou o sucedido, embora não oferecesse qualquer compensação económica ao músico.

Embora a Serra Leoa tenha conseguido reduzir os seus índices de pobreza durante os últimos anos, o país foi atingido pela crise da pandemia de covid-19 e a subida dos preços dos produtos básicos e do petróleo, provocada pela invasão russa da Ucrânia.

Leia Também: Polícias mortos e recolher obrigatório após manifestação na Serra Leoa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório