Fugas nos Nord Stream? São "muito graves" e "altamente suspeitas"

Funcionário ocidental referiu ainda que toda a situação parece "muito séria".

Nord Stream 2

© Reuters

Notícias ao Minuto
28/09/2022 12:38 ‧ 28/09/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

As fugas nos gasodutos Nord Stream, que ligam a Rússia à Europa, parecem ser "muito graves" e são "definitivamente altamente suspeitas", na visão de um funcionário ocidental citado pela Reuters e que falou sob condição de anonimato.

"Parece definitivamente muito suspeito, mas penso que precisamos de estabelecer os factos e depois atribuir" responsabilidades, considerou a fonte.

O funcionário referiu ainda que toda a situação parece "muito séria": as "múltiplas explosões ao mesmo tempo - é muito grave, e vai ter de ser investigado".

Apesar de não culpar a Rússia por estes incidentes, o oficial fez questão de ressalvar que o presidente Vladimir Putin deveria interromper a sua recente escalada de agressão, no contexto do conflito na Ucrânia - em particular no que diz respeito à retórica nuclear, que classificou de "profundamente irresponsável".

As declarações foram proferidas depois de terem sido detetadas, na terça-feira, três fugas de gás - duas no gasoduto Nord Stream 1, junto à Suécia, e uma outra no Nord Stream 2, a sudeste da ilha dinamarquesa de Bornholm. 

As autoridades da Alemanha, Polónia e Dinamarca emitiram já as suas suspeitas de que tais ruturas tenham sido resultado de ações intencionais da Rússia.

A este propósito, o Kremlin veio já dizer que tais acusações de que a Rússia poderia estar por detrás de um alegado ataque contra os gasodutos Nord Stream eram "estúpidas", embora "previsíveis".

Leia Também: Nord Stream 1 e 2? Ex-ministro polaco agradece aos EUA por sabotagem

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas