Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Nord Stream 1 e 2? Ex-ministro polaco agradece aos EUA por sabotagem

Político considerou ainda que "não há falta de capacidade nos gasodutos para transportar gás da Rússia para a Europa Ocidental".

Nord Stream 1 e 2? Ex-ministro polaco agradece aos EUA por sabotagem
Notícias ao Minuto

10:48 - 28/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Radosław (Radek) Sikorski, eurodeputado polaco e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, agradeceu na terça-feira aos Estados Unidos por aquilo que alegou ter sido um ato de sabotagem levado a cabo pelo país sobre os gasodutos Nord Stream 1 e 2.

Numa publicação na rede social Twitter, o eurodeputado que faz parte do grupo político PPE, no Parlamento Europeu, partilhou uma fotografia em que é possível ver uma das três fugas de gás detetadas nos referidos gasodutos, acompanhada da legenda "Obrigada, EUA".

Na sua argumentação, o político considerou ainda que "não há falta de capacidade nos gasodutos para transportar gás da Rússia para a Europa Ocidental, incluindo para a Alemanha".

Consequentemente, Sikorski acrescentou ainda que a "única lógica" associada ao Nord Stream tem por base a ideia de que o presidente russo, Vladimir Putin, "pudesse chantagear ou travar impunemente uma guerra contra a Europa de Leste". 

Escrevendo também que todos os "Estados ucranianos e bálticos se opõem à construção dos Nord Stream há 20 anos", o antigo ministro polaco ressalvou, no entanto, que agora "20 mil milhões de dólares de sucata de metal encontram-se no fundo do mar, outro custo para a Rússia da sua decisão criminosa de invadir a Ucrânia".

As declarações foram proferidas depois de terem sido detetadas, na terça-feira, três fugas de gás - duas no gasoduto Nord Stream 1, junto à Suécia, e uma outra no Nord Stream 2, a sudeste da ilha dinamarquesa de Bornholm. 

As autoridades da Alemanha, Polónia e Dinamarca emitiram já as suas suspeitas de que tais ruturas tenham sido resultado de ações intencionais.

Leia Também: AO MINUTO: Letónia em emergência; Sabotagem a gasodutos? Não é "ataque"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório