Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Discurso de vitória e vídeo sobre gasolina: Bolsonaro no 'adeus' à rainha

Bolsonaro aproveitou visita de Estado ao Reino Unido, para o funeral de Isabel II, para fazer campanha.

Notícias ao Minuto

08:25 - 19/09/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Brasil

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, viajou para o Reino Unido para o funeral de Isabel II, que se realiza esta segunda-feira, contudo, e como já é habitual, voltou a gerar polémica... tudo porque aproveitou a ocasião para fazer campanha. 

Tal como mostram as imagens divulgadas nas redes sociais, Bolsonaro discursou perante cerca de 200 apoiantes junto à embaixada do Brasil em Londres e aproveitou ainda a ocasião para gravar um vídeo num posto de combustível. 

Na embaixada do Brasil, Bolsonaro disse que vai ganhar as eleições presidenciais de 02 de outubro, quando, na verdade, as sondagens dão a vitória a Lula da Silva. 

"Não tem como a gente não ganhar no primeiro turno", disse o chefe de Estado brasileiro.

"Esse é o sentimento da grande maioria do povo brasileiro. Em qualquer lugar que eu vá, para quem conhece aqui… Ontem eu estive no interior de Pernambuco, e a aceitação é simplesmente excepcional. Não tem como a gente não ganhar no primeiro turno", declarou.

Bolsonaro pôs ainda em causa a fiabilidade do atual sistema eleitoral no Brasil, apesar de não ter havido alegações de fraude desde que este foi introduzido em 1996, e insistiu na sua agenda ideológica, salientando que a maioria dos brasileiros não aceita discutir a legalização do aborto, a descriminalização das drogas e a chamada "ideologia do género".

Lula da Silva considerou "louvável" que Bolsonaro assista ao funeral da rainha, mas condenou o aproveitamento da viagem para "fazer discursos" e "criticar a esquerda".

Mas o presidente brasileiro não ficou por aqui e, mais tarde, gravou um vídeo a comparar o preço da gasolina local com o preço no Brasil. Nas imagens, que duram cerca de 30 segundos, Bolsonaro disse que a gasolina é mais barata no Brasil, sem mencionar, no entanto, as diferenças salariais entre ambos os países ou impacto da guerra na Ucrânia.

"Preço da gasolina é 1,61 libras. Isso dá, aproximadamente, 9 reais e 70 centavos o litro, praticamente o dobro da média de muitos estados do Brasil. Nossa gasolina é, na realidade, uma das mais baratas do mundo", indicou.

"É o governo brasileiro trabalhando por você", realçou.

O vídeo (que pode ver na galeria acima) gerou uma onda de críticas, com muitos a notar que o salário mínimo em Inglaterra é seis vezes maior do que o Brasil. Além disso, a divulgação do vídeo ocorreu pouco depois de o Reino Unido ter feito um minuto de silêncio em homenagem à rainha. 

Sublinhe-se que Bolsonaro está em Londres, naquela que é a sua primeira visita de Estado ao Reino Unido, uma viagem de quatro dias que, segundo refere a AP, é vista pelos seus apoiantes como uma oportunidade para influenciar alguns eleitores e contrariar a imagem de que o líder brasileiro está isolado em relação a outros líderes mundiais.

Mas o presidente do Brasil não foi o único a dar que falar, naquele que é um funeral que junta mais de 70 chefes de Estado e 400 dignitários estrangeiros. O presidente francês, por exemplo, visitou a fila do povo para o velório. Quem até lançou uma farpa a Macron foi o presidente português.

"Este é um momento pesado. Nestas ocasiões deixo de parte aquele meu lado lúdico. Há limites para a heterodoxia”, afirmou Marcelo, após ser questionado pelos jornalistas sobre o tema.

Leia Também: Marcelo diz que História e protocolos justificam dias de luto por rainha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório