Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

"Superstar": Gorbachev foi estrela nos Simpsons, na Pizza Hut e na música

Loco Mío fez música inspirada no ex-líder russo que se tornou um ícone no Ocidente, apesar de, na Rússia, ser desprezado.

"Superstar": Gorbachev foi estrela nos Simpsons, na Pizza Hut e na música
Notícias ao Minuto

15:04 - 31/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Gorbachev

Foi o último presidente da União Soviética, mas não era apenas por isso que Gorbachev foi um ícone. Dos Simpsons à Pizza Hut passando ainda pela música,  ninguém foi indiferente ao estrelato do ex-presidente da URSS. 

Da política, Gorbachev saltou rapidamente para a cultura pop. Em 1989, o grupo espanhol Loco Mío dedicou-lhe uma música em que 'Gorby superstar' eram as palavras de ordem. 

O facto de ter produzido reformas extraordinárias que levaram ao fim da Guerra Fria fez com que a banda espanhola escrevesse sobre 'Gorby', o líder russo que "sabe mandar", que é "uma estrela" e que foi símbolo da "liberdade". 

Um ano mais tarde, em 1990, Gorbachev recebeu o Prémio Nobel da Paz pelo seu papel no fim da Guerra Fria. Enquanto que na Rússia era desprezado, pelo mundo, e particularmente no Ocidente, o antigo líder da URSS colhia elogios, chegando a ser caricaturado em programas como Os Simpsons e Spitting Image. 

E na publicidade? O político russo chegou a participar em campanhas publicitárias da Pizza Hut e da Louis Vuitton.

No caso da cadeia de restaurantes norte-americana, Gorbachev filmou o anúncio com uma criança, em novembro de 1997, tendo o mesmo ido para o ar internacionalmente em janeiro de 1998, à exceção da Rússia.

O mote para o anúncio são as decisões de Gorbachev que permitiram "oportunidades" e "liberdade". "Por causa dele, temos muitas coisas... como a Pizza Hut", é a frase que põe fim à discussão política naquele restaurante.

Já no que diz respeito à marca de luxo, em 2007, Gorbachev posa dentro de um carro ao lado do muro de Berlim.

O ex-líder da União Soviética Mikhail Gorbachev morreu esta terça-feira aos 91 anos.

Segundo as informações iniciais, Mikhail Gorbachev será enterrado no cemitério Novodevichy, em Moscovo, onde se encontram os restos mortais de figuras importantes da história russa, assim como o túmulo da sua mulher, Raísa.

O último presidente da União Soviética vivia longe dos holofotes dos 'media' há anos, devido a problemas de saúde.

Leia Também: Gorbachev "mexeu com placas tectónicas da geopolítica mundial"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório