Os níveis de água do rio Yangtze, na China, revelaram uma ilha submersa na cidade de Chongqing e um trio de estátuas budistas sobre a mesma que se crê terem 600 anos.
As estátuas estão na parte mais alta do recife da ilha Foyeliang, inicialmente identificada como tendo sido construída durante as dinastias Ming e Qing, informou a Reuters que cita a imprensa estatal chinesa Xinhua.
Uma das estátuas retrata um monge sentado sobre um pedestal de lótus.
Os níveis da água do rio Yangtze têm diminuído rapidamente devido à seca e à onda de calor na região sudoeste da China, mas não foi o único, cerca de 66 rios em 34 condados de Chongqing secaram.
A fraca precipitação neste local contribuiu para a descoberta, visto que tem sido cerca de 45% inferior ao normal desde julho, assim como as temperaturas elevadas que se prevê que persistam durante pelo menos mais uma semana.
Esta revelação junta-se a outras que a seca extrema proporcionou. Em Cáceres, na localidade espanhola de El Gordo, Espanha, o recuo da água de uma barragem levou à descoberta do Dólmen de Guadalperal, também conhecido como o Tesouro de Guadalperal ou o 'Stonehenge' espanhol.
Leia Também: Inundação no oeste da China provoca 16 mortos e 36 desaparecidos