Governo de Meloni é o 4.º mais duradouro em Itália e busca feito inédito

O Governo de coligação de direita radical de Giorgia Meloni atinge hoje a marca de 1.024 dias, sendo já o quarto com maior longevidade da República italiana, e aspira a ser o primeiro a completar a legislatura de cinco anos.

Giorgia Meloni, primeira-ministra, Itália,

© Antonio Masiello/Getty Images

Lusa
12/08/2025 11:58 ‧ há 4 horas por Lusa

Mundo

Itália

Desde o final da II Guerra Mundial, em 1945, e o fim da monarquia, decidido em referendo no ano seguinte, a República italiana teve, ao longo dos seus 79 anos, 68 governos, o que significa que a 'esperança de vida' média de um Governo em Itália é de sensivelmente 13 meses, um marco já largamente superado pelo executivo de Meloni, em funções desde 22 de outubro de 2022.

 

Líder do partido pós-fascista Irmãos de Itália, Meloni tornou-se há quase três anos a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra -- em Itália, formalmente Presidente do Conselho de ministros -, encabeçando uma coligação governamental que integra também o partido conservador Força Itália, fundado por Silvio Berlusconi e liderado por Antonio Tajani desde a morte do magnata há dois anos, e o partido populista de direita radical Liga, de Matteo Salvini.

Dada a facilidade e frequência com que os governos de coligação 'caem' em Itália, muitos vaticinavam mais um executivo efémero, mas, apesar de alguns episódios de divergências internas, o «Governo Meloni» tem dado mostras de estabilidade, aproxima-se do 'pódio' de governos mais duradouros e parece bem encaminhado para alcançar algo inédito na história da República italiana -- cumprir os cinco anos de mandato.

Com a marca hoje alcançada, Meloni alcança a longevidade do governo liderado por Matteo Renzi, que esteve em funções 1.024 dias, entre 22 de fevereiro de 2014 a 12 de dezembro de 2016, e já só tem à sua frente três executivos: dois liderados por Berlusconi e um outro por Bettino Craxi.

Até agora o executivo italiano mais duradouro foi o segundo executivo liderado por Silvio Berlusconi (primeiro-ministro em três diferentes ocasiões), que governou 1.412 dias (entre 11 de junho de 2001 a 23 de abril de 2005), seguido do último governo liderado pelo magnata, também conhecido por 'O Cavaleiro' ('Il Cavaliere'), que durou 1.287 dias (entre 08 de maio de 2008 a 16 de novembro de 2011), surgindo no terceiro lugar do pódio o governo que Craxi encabeçou durante 1.093 dias (entre 04 de agosto de 1983 e 01 de agosto de 1986).

Embora esteja longe de alcançar os nove anos (3.339 dias) de chefia de Governo que Berlusconi acumulou nos seus diferentes mandatos como primeiro-ministro, entre 1994 e 2011, Meloni poderá dentro de pouco mais de um ano, precisamente a 04 de setembro do próximo ano, tornar-se a chefe de governo em Itália com um executivo mais duradouro, superando os 1.412 dias do segundo mandato do 'Cavaleiro'.

No entanto, o grande objetivo de Meloni passa por atingir um feito inédito na história da República italiana: tornar-se a primeira chefe de Governo a cumprir os cinco anos de legislatura.

Aproximando-se dos três anos de governação -- marcada pela implementação de uma agenda conservadora, pelo combate à imigração ilegal e pelas disputas com o poder judicial, que pretende reformar -, Giorgia Meloni não só mantém intacta a sua popularidade em Itália como continua a subir nas intenções de voto.

As mais recentes sondagens revelam que se houvesse eleições agora, Meloni e os seus 'Fratelli d'Italia' venceriam com 29% dos votos, acima do resultado que lhe conferiu o triunfo nas eleições legislativas de 2022 (26%) e com uma vantagem confortável sobre o principal partido da oposição, o Partido Democrático (centro-esquerda), com 23%, enquanto Liga e Força Itália conseguiriam ambos resultados em torno dos 9%, tal como há três anos.

Hoje, Meloni assinalou a marca de 1.024 dias como primeira-ministra nas suas contas na rede social, publicando a notícia de o seu Governo ser já o quarto mais duradouro em Itália com o comentário de que este é "mais um motivo para continuar a trabalhar com seriedade e determinação, retribuindo a confiança dos italianos".

Leia Também: "Surreal". Meloni acusa magistrados italianos de motivações políticas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas