Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Espanha lida com grave invasão de javalis selvagens

Os animais são atraídos por latas de lixo e pessoas que os alimentam acabando por ficar deitados em parques e ruas suburbanas, causando por vezes acidentes.

Notícias ao Minuto

15:37 - 17/08/22 por Beatriz Cavaca

Mundo Animais

Grandes grupos de javalis estão a invadir cidades espanholas e as autoridades informaram que a única opção é abater os animais porque representam um perigo para o ser humano estando muito habituados a viver na natureza e não entre eles

De acordo com a agência Reuters, os javalis são atraídos por latas de lixo e pessoas que os alimentam acabando por ficar deitados em parques e ruas suburbanas, causando muitas vezes acidentes com bicicletas e transeuntes.

Só Barcelona registou 1.200 incidentes que envolveram javalis no ano passado, tendo inclusivamente a popstar colombiana Shakira sofrido um ataque enquanto passeava com o filho na cidade.

Embora o problema não seja novo em Espanha, este terá piorado bastante durante a pandemia do Covid-19, quando mais animais selvagens se aventuraram em áreas urbanas que ficaram mais silenciosas devido com os confinamentos sucessivos.

Além das capturas programadas, o plano de Barcelona para combater a invasão de javalis inclui a proteção de lixeiras, multas para moradores que alimentam os animais e campanhas de conscientização social. Os javalis que são mortos são estudados para fins científicos.

Os moradores locais concordaram que o hábito de alimentar os javalis deve parar e o Instituto de Pesquisa de Recursos de Caça espanhol estima que a população de javalis ultrapasse os dois milhões no próximo ano.

Veja na galeria os animais a invadirem as ruas perto de Barcelona.

Leia Também: Um javali a nadar na praia? Sim, aconteceu em Málaga

Recomendados para si

;
Campo obrigatório