Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Ilhas Marshall debatem-se com 1.º surto de Covid desde início da pandemia

Antes do surgimento desta vaga de contágios, este grupo de ilhas não tinha registado qualquer caso de transmissão comunitária do vírus SARS-CoV-2.

Ilhas Marshall debatem-se com 1.º surto de Covid desde início da pandemia
Notícias ao Minuto

16:12 - 16/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

As Ilhas Marshall, país localizado no oceano Pacífico, têm vindo a registar um aumento de casos de Covid-19, no decorrer daquele que se afigura como o primeiro surto comunitário da doença desde o início da pandemia, noticia a Sky News.

Antes do surgimento desta vaga de contágios, este grupo de ilhas não tinha registado qualquer caso de transmissão comunitária do vírus SARS-CoV-2. Até então, apenas tinham sido contabilizadas cerca de 60 infeções na nação.

A este propósito, o ministro da saúde do país, Jack Niedenthal, recorreu recentemente à rede social Facebook para dar conta de que 75% das pessoas que foram testadas à doença na capital Majuro estavam a apresentar um resultado positivo.

Contas feitas, mais de 3.000 pessoas já testaram positivo à doença, com mais de 1.000 infeções a terem sido contabilizadas no espaço de apenas 24 horas. Mas, segundo as autoridades, os números reais deverão ser ainda mais elevados, uma vez que as taxas de notificação tendem a ser mais baixas durante o fim-de-semana.

Sete pessoas foram hospitalizadas e duas morreram após terem contraído a doença, de acordo com os mais recentes dados avançados pelo responsável máximo pela pasta da Saúde, numa altura em que cerca de 70% está já vacinada contra a doença.

Face a este contexto, dois peritos dos Centros de Controlo de Doenças (CDC) dos Estados Unidos da América foram já enviados para este grupo de ilhas, com o objetivo de ajudar a responder a este surto.

Segundo o ministro Jack Niedenthal, há já "quem sugira" a imposição de um "confinamento", embora essa opção se apresente como improvável, ressalvou. "Para simplificar, os confinamentos não funcionam com a linhagem BA.5 da variante Ómicron" neste país, explicou, baseando-se em "provas históricas e científicas".

"Isto porque, na Micronésia, a maioria de nós vive em casas com muitos membros da família", elaborou ainda o ministro da Saúde.

As Ilhas Marshall conseguiram manter, ao longo dos últimos dois anos, o estatuto de nação livre de Covid-19, tendo optado por restringir o acesso de cidadãos estrangeiros ao país para controlar a disseminação da doença.

Leia Também: O que precisa de saber sobre as dores de cabeça após Covid-19

Recomendados para si

;
Campo obrigatório