Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Exército chinês recruta "a todo o vapor" após visita de Pelosi a Taiwan

Fervor patriótico nos fóruns chineses subiu de tom nos últimos dias.  

Exército chinês recruta "a todo o vapor" após visita de Pelosi a Taiwan
Notícias ao Minuto

13:16 - 11/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Tensão

A visita de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, a Taiwan, motivou um aumento da tensão com a China e, aparentemente, acionou um fervor patriótico nos fóruns chineses. 

De acordo com um correspondente do jornal El Mundo, a visita de Pelosi a Taiwan despertou o interesse dos jovens em se alistarem no exército. 

A maioria dos voluntários são  universitários com perfil tecnológico e científico. O recrutamento para o exército chinês segue "a todo o vapor", segundo detalha o El Mundo.  

As forças armadas de Taiwan iniciaram, inclusive, um exercício de artilharia com uso de fogo real a simular a defesa da ilha contra um ataque da China na terça-feira, dia 9 de agosto, depois de seis dias consecutivos a realizar exercícios militares que em redor de Taiwan.

A tensão parece estar numa espécie de 'lume brando', sendo o desfecho ainda incerto. 

Ontem, dia 10 de agosto, o  governo do Reino Unido convocou o embaixador chinês em Londres para pedir explicações sobre o "comportamento cada vez mais agressivo" da China em relação a Taiwan. 

Já Pelosi, frisou que os EUA não vão deixar que a China isole Taiwan.

Refira-se que a China considerou a visita de Nancy Pelosi - a mais importante responsável norte-americana a visitar Taiwan em 25 anos - uma provocação, ameaçando os EUA de retaliação. 

Leia Também: Nancy Pelosi. "Não vamos deixar que a China isole Taiwan"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório