Meteorologia

  • 28 SETEMBRO 2022
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 23º

Espanha. Roubou 600 metros de cabo e parou comboios de alta velocidade

O jovem acabou por ser detido e toda a linha foi suspensa.

Espanha. Roubou 600 metros de cabo e parou comboios de alta velocidade
Notícias ao Minuto

10:31 - 08/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Os Mossos d'Esquadra detiveram, esta segunda-feira, um jovem de 19 anos, no município de Santa Oliva, na cidade espanhola de Tarragona, por estar ligado ao furto de 600 metros de cabo de fibra ótica durante a madrugada, o que acabou por provocar a interrupção de toda a linha de alta velocidade que liga Madrid-Barcelona.

Conforme relatado à Efe por um porta-voz da Polícia da Generalitat, o detido foi surpreendido numa zona do terminal de Santa Oliva e resistiu à prisão. Está acusado de crimes de roubo com força, estragos e resistência e desobediência aos agentes da polícia.

Os Mossos recuperaram parte do material roubado na linha de alta velocidade e mantêm a investigação aberta caso o detido tenha agido em conluio com outras pessoas.

O crime fez com que, por volta das 02h30, fossem afetadas as comunicações, a sinalização, os sistemas de controlo remoto de energia, detetores de queda de objetos e outros dispositivos de segurança entre L'Arboç e Figueres-Vilafant.

A Adif, responsável pelas infraestruturas ferroviárias, informou as operadoras, Renfe Viajeros e Ouigo, da suspensão do tráfego ferroviário entre as estações Camp de Tarragona e Figueres-Vilafant. Por sua vez, as operadoras comunicaram a supressão do serviço em toda a Linha de Alta Velocidade.

Foram mobilizadas várias equipas técnicas de telecomunicações e sinalização para agilizar o regresso do serviço à linha, tendo em conta a gravidade dos danos causados ​​e as complexas tarefas de reposição das instalações danificadas. A primeira previsão é que a circulação possa ser retomada gradualmente a meio da manhã de hoje.

Para já, a Renfe disponibilizou um comboio especial que partiu às 8h57 da estação Madrid Puerta de Atocha para Camp de Tarragona de forma a transportar os viajantes com destino a Calatayud, Zaragoza, Lleida e Camp de Tarragona.

Leia Também: Juan deixou Espanha e foi para a guerra. Foi ferido e Zelensky visitou-o

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório