Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Explosão em bairro xiita em Cabul mata pelo menos três pessoas

Pelo menos três pessoas foram mortas e sete ficaram feridas hoje à tarde, quando um dispositivo junto a uma estrada explodiu num bairro na zona ocidental de Cabul, habitado principalmente por população da minoria xiita hazara.

Explosão em bairro xiita em Cabul mata pelo menos três pessoas
Notícias ao Minuto

18:59 - 06/08/22 por Lusa

Mundo Afeganistão

"Hoje à tarde, uma explosão de um dispositivo colocado à beira de uma estrada matou três civis e feriu outros sete", informou o chefe do Distrito Policial N.º 6 da capital do Afeganistão, Mulavi Zabiullah, citado pela agência Efe.

A explosão aconteceu por volta das 15:30 locais (11:00 TMG), numa área residencial habitada pela minoria xiita hazara, que durante o recém-iniciado mês islâmico de Muharram celebra múltiplos eventos religiosos.

Esta é a segunda explosão no mesmo bairro em menos de 24 horas, depois de uma bomba ter explodido num mercado na sexta-feira à tarde, matando, pelo menos, oito pessoas e ferindo outras 18, de acordo com o último relatório emitido pelo porta-voz talibã, Zabiullah Mujahid.

Até agora, nenhum grupo ou formação reivindicou a responsabilidade pelos ataques, embora o grupo extremista Estado Islâmico (EI) tenha tradicionalmente como alvo esta minoria.

O EI considera os xiitas como sendo apóstatas, atacando-os com frequência, visando especialmente os seus locais de culto.

Em 21 de abril, o grupo extremista reivindicou a responsabilidade por um ataque bombista a uma mesquita xiita, que matou 12 pessoas e feriu 34 outras, quando decorria o período do Ramadão.

Nessa mesma semana, outras seis pessoas foram mortas e 15 feridas na sequência de um ataque bombista a várias escolas da minoria xiita hazara em Cabul ocidental.

Desde que chegaram ao poder em agosto de 2021, os talibãs lançaram várias operações contra o grupo Estado Islâmico em várias partes do país, numa tentativa de mostrar que o seu regresso ao poder pôs fim à violência no país.

A garantia de segurança e controlo do extremismo islâmico armado foi uma das principais notas da governação dos talibãs nos territórios sob o seu controlo durante a guerra com o governo deposto e as forças internacionais.

Leia Também: Estado Islâmico reivindica atentado em Cabul que fez oito mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório