Irlanda abrigou 100 refugiados num estádio de futebol em Dublin

Os refugiados estão a ser colocados em camas de campismo no estádio durante uma semana.

Notícia

© Getty

Notícias ao Minuto
29/07/2022 18:13 ‧ 29/07/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Refugiados

Cerca de 100 refugiados ucranianos foram temporariamente alojados no Estádio Aviva, em Dublin, esta semana, enquanto o governo da Irlanda tenta encontrar locais de de emergência suficientes para todos aqueles que procuram a Irlanda depois de fugirem à guerra.

Segundo o canal britânico SkyNews, os refugiados estão a ser colocados em camas de campismo no estádio durante uma semana, antes de serem transferidos para outro lugar até à próxima sexta-feira.

Não existem planos para que esta solução no Estádio Aviva seja estendida, mas acredita-se que instalações desportivas semelhantes serão consideradas para uso como abrigos de emergência nos próximos meses, caso haja necessidade.

A Irlanda ficou no início deste mês sem conseguir colocar os seus refugiados em locais que pertencem ou são pagos pelo Estado, o que tem resultado em ucranianos temporariamente alojados em tendas no campo militar de Gormanston, no Condado de Meath. Só esta semana, chegaram ao acampamento militar sessenta refugiados.

Além destas localizações também já foi usado, até quinta-feira, um antigo terminal do Aeroporto de Dublin.

Até à data, a Irlanda acolheu cerca de 42 mil refugiados ucranianos – a maioria mulheres e crianças. Diariamente chegam 130 todos os dias. Atualmente, cerca de 32 mil pessoas estão instaladas pelo estado em hotéis, pousadas e pensões, além de 5 mil camas reservadas a estudantes que servem agora refugiados.

Quando o ano letivo recomeçar e os estudantes voltarem a necessitar de camas, o número de alojamentos para refugiados irá diminuir.

Leia Também: Brexit. Bruxelas lança 4 novos processos de infração contra Reino Unido

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas