Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Irlanda abrigou 100 refugiados num estádio de futebol em Dublin

Os refugiados estão a ser colocados em camas de campismo no estádio durante uma semana.

Irlanda abrigou 100 refugiados num estádio de futebol em Dublin
Notícias ao Minuto

18:13 - 29/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Refugiados

Cerca de 100 refugiados ucranianos foram temporariamente alojados no Estádio Aviva, em Dublin, esta semana, enquanto o governo da Irlanda tenta encontrar locais de de emergência suficientes para todos aqueles que procuram a Irlanda depois de fugirem à guerra.

Segundo o canal britânico SkyNews, os refugiados estão a ser colocados em camas de campismo no estádio durante uma semana, antes de serem transferidos para outro lugar até à próxima sexta-feira.

Não existem planos para que esta solução no Estádio Aviva seja estendida, mas acredita-se que instalações desportivas semelhantes serão consideradas para uso como abrigos de emergência nos próximos meses, caso haja necessidade.

A Irlanda ficou no início deste mês sem conseguir colocar os seus refugiados em locais que pertencem ou são pagos pelo Estado, o que tem resultado em ucranianos temporariamente alojados em tendas no campo militar de Gormanston, no Condado de Meath. Só esta semana, chegaram ao acampamento militar sessenta refugiados.

Além destas localizações também já foi usado, até quinta-feira, um antigo terminal do Aeroporto de Dublin.

Até à data, a Irlanda acolheu cerca de 42 mil refugiados ucranianos – a maioria mulheres e crianças. Diariamente chegam 130 todos os dias. Atualmente, cerca de 32 mil pessoas estão instaladas pelo estado em hotéis, pousadas e pensões, além de 5 mil camas reservadas a estudantes que servem agora refugiados.

Quando o ano letivo recomeçar e os estudantes voltarem a necessitar de camas, o número de alojamentos para refugiados irá diminuir.

Leia Também: Brexit. Bruxelas lança 4 novos processos de infração contra Reino Unido

Recomendados para si

;
Campo obrigatório