Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Caracol gigante africano causa alarme nos EUA

O caracol africano gigante é uma praga agrícola.

Caracol gigante africano causa alarme nos EUA
Notícias ao Minuto

00:00 - 28/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Não mede mais de 20 centímetros e não é o mais rápido dos animais, mas a sua presença preocupa todo um condado na Flórida, Estados Unidos.

O caracol gigante africano, um molusco voraz que é perigoso para os humanos, forçou as autoridades a lançar uma operação para o erradicar.

Desde 23 de junho, funcionários do Departamento de Agricultura da Flórida têm vasculhado os quintais de New Port Richey, a pequena cidade do oeste da Flórida onde foi detetada a espécie invasora.

O caracol africano gigante é uma praga agrícola que se alimenta de mais de 500 tipos diferentes de plantas. "Portanto, estamos preocupados por estar no nosso ambiente", diz Jason Stanley, um biólogo do Departamento de Agricultura, à AFP. 

O molusco é um perigo para os campos agrícolas e reproduz-se a um ritmo elevado, já que um único molusco pode pôr cerca de 2.000 ovos por ano, acrescenta.

As autoridades suspeitam que o caracol, originário da África Oriental, foi trazido para a Florida no sudeste dos Estados Unidos como animal de estimação.

O Departamento de Agricultura impôs também uma área de quarentena em New Port Richey, da qual nenhuma planta ou outro material vegetal pode ser removido devido ao risco de propagação.

"Outro problema com o caracol é que ele transporta o verme do pulmão de rato, o que pode causar meningite nos humanos", diz Stanley.

O parasita, detetado entre os espécimes do Condado de Pasco, entra nos pulmões dos ratos quando estes comem os caracóis, e propaga-se a partir daí quando os roedores tossem.

Leia Também: EUA detetam no solo e água bactéria que pode causar infeção mortal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório