Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

Seis civis mortos em ataque de milícias na RDCongo

Pelo menos seis civis foram mortos no domingo durante um ataque perpetrado por suspeitos da milícia das Forças Democráticas Aliadas (ADF), ligada ao grupo Estado Islâmico, na província de Ituri, na República Democrática do Congo, disseram fontes locais.

Seis civis mortos em ataque de milícias na RDCongo
Notícias ao Minuto

14:01 - 25/07/22 por Lusa

Mundo Congo

O coordenador da Convenção para o Respeito dos Direitos Humanos (CRDH), Christoph Munyaanderu, indicou que os assaltantes invadiram a cidade de Kayera, onde "atearam fogo a dois templos protestantes, antes de fugirem para o deserto".

Também o chefe de Bahema-Boga, Katho Kaboya II, detalhou que "o inimigo atacou o condado de Bahema-Mitego, vizinho de Bahema-Boga" e causou "danos humanos e materiais", de acordo com o portal de notícias congolês 7sur7.

As ADF, um grupo ugandês criado nos anos 1090 e que era particularmente ativo no leste da RDCongo, acusado de matar centenas de civis nesta parte do país, pode estar a tentar voltar a operar no Uganda, de onde se retirou em 2003, após uma série de operações militares que reduziram drasticamente a sua capacidade para levar a cabo ataques no país.

As ADF separaram-se em 2019, após Musa Baluku - sancionado pelas Nações Unidas e pelos Estados Unidos - ter prometido fidelidade ao grupo rebelde Estado Islâmico na África Central (ISCA), a bandeira com que tem estado a operar desde então.

A RDCongo e o Uganda assinaram um acordo de defesa em dezembro para a realização de operações conjuntas no leste da RDCongo.

Leia Também: Missão da ONU na República Democrática do Congo roubada por manifestantes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório