Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 19º

OSCE quer revogação de leis russas que restringem media

A Organização para a Cooperação e Segurança Europeia (OSCE) solicitou à Federação Russa que revogue as leis adotadas na quinta-feira, por conterem medidas "altamente restritivas e desproporcionadas" para os meios de comunicação, em especial para os jornalistas estrangeiros.

OSCE quer revogação de leis russas que restringem media
Notícias ao Minuto

22:06 - 15/07/22 por Lusa

Mundo Comunicação Social

A representante da OSCE para a comunicação social, Teresa Ribeiro, disse, em comunicado, que "é profundamente preocupante que a Federação Russa continue a impor restrições tão severas que são totalmente incompatíveis com o direito à liberdade de expressão e à liberdade de imprensa".

Segundo o seu texto, Ribeiro referiu-se à lei "Sobre as emendas a determinados atos jurídicos", que prevê importantes alterações na lei de meios de comunicação, e à lei "Sobre o controlo da atividade de pessoas sob influência estrangeira".

A primeira concede amplas faculdades ao procurador-geral para proibir a atividade dos meios de comunicação estrangeiros que difundam na Federação Russa, quando se tenha proibido ou restringido a atividade de um meio de comunicação russo em outro país.

"Esta proibição também pode implicar a retirada da acreditação dos correspondentes estrangeiros na Federação Russa, dos registos e das licenças de difusão, o congelamento das contas e operações bancárias e o encerramento dos escritórios dos meios de informação estrangeiros em causa", ainda segundo Ribeiro.

Foram também alteradas outras leis o sentido de passar a ser possível, o que é uma novidade, que a procuradoria-geral suspenda as atividades e, inclusive, encerre meios de comunicação sem decisão judicial.

A segunda lei aumenta a norma já existente sobre 'agentes estrangeiros', de forma que permite "considerar uma entidade como 'agente estrangeiro' se tiver recebido apoio ou esteja que outro modo sob influência estrangeira", denunciou a OSCE.

Leia Também: Ucrânia: Escoamento por mar de cereais ucranianos "mais próximo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório