Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Cuba vai sair da "situação complexa" em que se encontra - presidente

Cuba vai sair da "situação complexa" em que se encontra, prometeu hoje o presidente Miguel Diaz-Canel, um ano depois das manifestações inéditas de 11 de julho de 2021, enquanto a economia cubana atravessa a pior crise em 30 anos.

Cuba vai sair da "situação complexa" em que se encontra - presidente
Notícias ao Minuto

06:56 - 12/07/22 por Lusa

Mundo Cuba

"Vamos sair desta situação complexa. E vamos sair revolucionando", declarou o chefe de Estado na rede social Twitter.

"A Revolução sempre se revolucionou, e fê-lo em contexto de cerco económico, político e ideológico constante", acrescentou, referindo-se às sanções dos EUA e ao embargo norte-americano em vigor desde 1962.

Um ano depois, dia por dia, das manifestações históricas de 11 de julho, quando milhares de cubanos saíram às ruas gritando "Liberdade" e "Nós temos fome", os habitantes de Havana dedicavam-se às suas ocupações habituais, constatou a AFP.

Não obstante, uma quinzena de opositores, artistas ou jornalistas independentes acusaram, também na rede social Twitter, a polícia de os ter prevenido para ficarem em casa. Alguns adiantaram que a polícia estava mesmo dentro de suas casas.

Uma forte presença de polícias à paisana era visível em vários pontos nevrálgicos da capital.

Há um ano, em 11 e 12 de julho, milhares de cubanos protestaram em 50 cidades, em contexto de profunda crise económica, a pior que o país atravessa desde há 30 anos.

Estes protestos, inéditos desde a revolução de 1959, causaram um morto e dezenas de feridos, com mais 1.300 pessoas detidas, segundo a organização não-governamental Cubalex, sedeada em Miami, nos EUA:

Segundo o governo, 790 manifestantes estão processados, dos quais 488 já foram condenados, alguns com penas até 25 anos de prisão.

Leia Também: EUA: Hospitais não podem negar aborto se vida da grávida estiver em risco

Recomendados para si

;
Campo obrigatório