Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Taxista ucraniano preso por russos foi espancado e mantido em floresta

Mykhailo Orlovskyi contou os pesadelos que viveu às mãos das tropas russas à Sky News.

Taxista ucraniano preso por russos foi espancado e mantido em floresta
Notícias ao Minuto

16:29 - 10/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Mykhailo Orlovskyi, um taxista ucraniano, foi preso pelas tropas russas e mantido, durante dois dias, num buraco situado numa (gelada) floresta ucraniana. Depois, já na prisão, foi espancado com luvas de boxe, eletrocutado e obrigado a cantar repetidamente o hino russo. Agora, contou os momentos de horror a Sally Lockwood, da Sky News

"A primeira coisa em que pensei foi em como sobreviver. A segunda foi que iria morrer", revelou Orlovskyi em entrevista ao canal, após ter feito parte de uma troca de prisioneiros entre a Ucrânia e a Rússia, em abril. 

Quando foi detido, o taxista estava a lutar junto às forças ucranianas na cidade de Chernihiv. Foi, depois, despido e levado para uma floresta onde, durante dois dias, 'viveu' num buraco cavado no chão. 

Passado este tempo, explicita o canal, foi levado para uma prisão, em Kursk, já na Rússia. Aqui, o hino russo tocava "10 a 15 vezes por dia". "Tínhamos de nos colocar em fila e cantar o hino da Federação Russa", recordou.

Ali, foi ainda espancado com luvas de boxe "nos rins, fígado, costelas, pescoço e costas". "Levaram o meu telefone e até a minha aliança. Todos os meus documentos. Ainda os têm"

A troca de Mykhailo Orlovskyi por prisioneiros russos mantidos pelas tropas ucranianas foi efetuada no dia de anos da sua mãe: "Lembro-me das suas lágrimas de alegria". Os horrores, esses, são impossíveis de esquecer. 

Veja a reportagem da Sky News: 

Leia Também: AO MINUTO: Ofensiva continua em Sloviansk; Papa pede fim da "loucura"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório