Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Primeiro casal homossexual casa-se na Suíça

O casamento entre pessoas do mesmo sexo foi permitido numa eleição chamada 'Casamento para Todos' que teve uma aprovação por uma maioria de quase dois terços em setembro passado.

Notícias ao Minuto

17:53 - 01/07/22 por Beatriz Cavaca

Mundo Casamento

O casal Alois Carnier, de 57 anos, e Peter Leu de 67 foram o primeiro casal a dizer que "sim" a uma união civil da Suíça, esta sexta-feira.

Esta é a primeira vez que duas pessoas do mesmo sexo se casam na Suíça, neste caso na cidade de Schaffhausen. Os dois são agora marido e marido, os primeiros do país.

O casamento foi permitido numa eleição chamada 'Casamento para Todos' que teve uma aprovação por uma maioria de quase dois terços em setembro passado. Esta aprovação tornou a Suíça um dos últimos países da Europa Ocidental a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Casais do mesmo sexo ganharam o direito de estar em união de facto em 2007 e o direito de adotar as crianças do seu parceiro em 2018. No entanto, não tinham direitos concedidos a casais heterossexuais casados, incluindo acesso à adoção regular e doações de esperma, bem como um caminho mais fácil para a cidadania de cônjuges estrangeiros.

Os dois homens planeiam agora celebrar um casamento religioso no próximo ano sendo que em junho, o conselho que preside a Igreja Católica Cristã da Suíça, à qual Carnier pertence, votou para abençoar os casamentos de casais do mesmo sexo com os mesmos sacramentos e rituais dos casamentos heterossexuais.

Veja na galeria as fotografias da cerimónia do casal, esta sexta-feira.

Leia Também: Emigrante português de 47 anos morre a renovar chalé na Suíça

Recomendados para si

;
Campo obrigatório