Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

EUA apoiam a venda de caças à Turquia depois de acordo na NATO

"Os Estados Unidos apoiam a modernização da frota de caças da Turquia porque isso é uma contribuição para a segurança da NATO e, portanto, para a segurança americana", refere Celeste Wallander, secretária-adjunta de Defesa.

EUA apoiam a venda de caças à Turquia depois de acordo na NATO
Notícias ao Minuto

16:09 - 29/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

O governo norte-americano deu o seu apoio, esta quarta-feira, à potencial venda de caças F-16 à Turquia, isto um dia depois de Ancara suspender o veto à adesão à NATO da Finlândia e da Suécia.

Em declarações numa videoconferência, Celeste Wallander, secretária-adjunta de Defesa para Assuntos de Segurança Internacional do Pentágono, disse aos repórteres que as fortes capacidades de defesa turcas reforçariam as defesas da NATO, e por isso este apoio.

"Os Estados Unidos apoiam a modernização da frota de caças da Turquia porque isso é uma contribuição para a segurança da NATO e, portanto, para a segurança americana", refere.

"Esses planos estão em andamento. E precisam ser trabalhados pelos nossos processos de contratação", acrescentou.

A Turquia fez um pedido em outubro aos Estados Unidos para comprar 40 caças F-16 fabricados pela Lockheed Martin (empresa americana) e quase 80 kits de modernização para os seus aviões de guerra existentes.

As três nações assinaram um acordo sob o qual Ancara suspendeu seu bloqueio à adesão finlandesa e sueca, enquanto os candidatos se comprometeram a não apoiar os grupos militantes curdos PKK e YPG, ou a rede do clérigo americano Fethullah Gulen, que a Turquia culpa por uma. tentativa de golpe em 2016.

Recorde-se que a venda de armas dos EUA à Turquia, tornou-se controversa depois do país adquirir sistemas de mísseis de defesa fabricados na Rússia, desencadeando sanções dos EUA, bem como a remoção da Turquia do programa de caças F-35.

Leia Também: Turquia pede extradição de suspeitos "terroristas" da Finlândia e Suécia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório