Descoberto nas Filipinas navio naufragado na maior profundidade registada

Um contratorpedeiro da Marinha norte-americana, afundado na Segunda Guerra Mundial, foi encontrado quase 7.000 metros abaixo do nível do mar, nas Filipinas, sendo este o naufrágio mais profundo já registado, segundo a empresa de exploração que fez a descoberta.

filipinas bandeira

© Reuters

Lusa
25/06/2022 11:19 ‧ 25/06/2022 por Lusa

Mundo

II Guerra Mundial

 

O navio de guerra USS Samuel B. Roberts foi afundado em 25 de outubro de 1944, ao largo da ilha filipina de Samar, na região central leste do arquipélago, após uma batalha com tropas japonesas que ocupavam a antiga colónia americana.

A empresa americana Caladan Oceanic conseguiu este mês filmar e fotografar o casco e outras partes do exterior do navio, utilizando um submarino tripulado.

"Descansando a 6.895 metros (profundidade), é agora o naufrágio mais profundo jamais localizado e examinado", escreveu em várias mensagens nas redes sociais Victor Vescovo, fundador da Caladan Oceanic e que pilotou o submersível.

A chamada Batalha de Leyte faz parte da luta mais intensa alguma vez registada nas Filipinas entre as tropas americanas e o império japonês.

O USS Samuel foi afundado juntamente com outros três navios, incluindo o USS Johnston, encontrado em 2021 pela mesma companhia a uma profundidade de quase 6.500 metros e que, até esta mais recente descoberta, foi o navio naufragado a maior profundidade.

Entretanto, o USS Gambier Bay, que a empresa de exploração pensa que pode estar a uma maior profundidade, e o USS Hoel, ainda não foram localizados.

O naufrágio do famoso Titanic ocorreu a uma profundidade de cerca de 3.840 metros.

Leia Também: TPI quer avançar com a investigação à guerra antidroga nas Filipinas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas