Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Conselho da Europa suspende direito de voto da Rússia

A Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa decidiu hoje, após votação, suspender até finais de 2014 o direito de voto dos 18 membros russos que integram o órgão, na sequência da anexação da península da Crimeia à Rússia.

Conselho da Europa suspende direito de voto da Rússia
Notícias ao Minuto

14:29 - 10/04/14 por Lusa

Mundo Crimeia

A resolução foi provada com 145 votos, contra 21 votos desfavoráveis e 22 abstenções. Os deputados russos boicotaram o debate que antecedeu a votação, qualificando a iniciativa como uma "farsa".

A assembleia do Conselho da Europa (APCE), órgão sem poder legislativo que promove a cooperação e o diálogo ao nível dos direitos humanos e da democracia entre todos os países europeus (incluindo vários Estados que não integram a União Europeia), reúne parlamentares de 47 países-membros, incluindo 18 russos e 12 ucranianos.

No total, a APCE reúne em Estrasburgo, França, um total de 318 deputados.

"De forma a marcar a sua condenação e a sua reprovação pelas ações da Federação Russa em relação à Ucrânia", a assembleia decidiu suspender, até finais de 2014, os direitos de voto da delegação russa, mas também o direito de estar representada em certos órgãos da assembleia e de participar em missões de observação de processos eleitorais, divulgou o organismo.

Momentos depois da votação, o líder dos representantes russos, Alexei Pouchkov, admitiu, durante uma conferência de imprensa, o eventual abandono da delegação russa da APCE, onde a sua presença não fará "mais sentido".

Pouchkov afirmou ainda que uma decisão sobre este assunto será tomada nas próximas semanas.

A Rússia já tinha sido privada do seu direito de voto na APCE em 2000, devido ao conflito na Tchetchénia.

Em março passado, a Rússia anexou a república autónoma ucraniana da Crimeia na sequência da deposição em fevereiro do presidente ucraniano Viktor Ianukovich, considerado pró-russo, e da formação na Ucrânia de um governo apoiado pelo Ocidente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório