Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 17º

Polícia do Dubai detém 2 suspeitos em caso de corrupção na África do Sul

A polícia do Dubai anunciou hoje que deteve dois suspeitos num caso de corrupção na África do Sul, que também envolve o antigo chefe de Estado sul-africano Jacob Zuma.

Polícia do Dubai detém 2 suspeitos em caso de corrupção na África do Sul
Notícias ao Minuto

09:50 - 07/06/22 por Lusa

Mundo Dubai

Em comunicado, a polícia do Dubai declarou que deteve os irmãos Atul e Rajesh Gupta, "na sequência de acusações criminais feitas na África do Sul por branqueamento de capitais".

Este é o mais recente caso de extradição que envolve as autoridades dos Emirados Árabes Unidos.

As autoridades sul-africanas suspeitavam que os dois acusados, assim como o seu irmão Ajay, estavam escondidos no Dubai desde que fugiram da África do Sul, na mesma altura em que Jacob Zuma renunciou, em 2018, devido a alegações que estava envolvido em atos de corrupção relacionados com empresas estatais.

A polícia de Dubai adiantou que fez a detenção dos irmãos depois de receber um mandado de "aviso vermelho" da Interpol.

"A detenção reflete os esforços contínuos dos Emirados Árabes Unidos no combate aos crimes de branqueamento de capitais por meio da cooperação local entre as autoridades competentes", referiu a polícia, que desconhece, até ao momento, o paradeiro de Ajay Gupta.

Na segunda-feira, as autoridades da África do Sul disseram que os dois irmãos tinham sido detidos, após conversações entre as entidades sul-africanas e do Dubai.

No entanto, as autoridades dos Emirados só hoje anunciaram a detenção.

Os Gupta são acusados de usarem a sua ligação com Jacob Zuma para lucrar com enormes contratos governamentais e subornos, acreditando-se mesmo eram tão influentes que tiveram influência na nomeação de ministros do Gabinete do ex-Presidente sul-africano.

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos colocou os três irmãos Gupta numa lista de sanções em 2019, acusando-os de serem "membros de uma significativa rede de corrupção". Esta medida proíbe as entidades dos Estados Unidos de realizarem negócios com os irmãos ou lidarem com os seus ativos.

Jacob Zuma foi Presidente da África do Sul de 2009 até ser forçado a renunciar pelo seu partido, durante um grande escândalo de corrupção no país.

Leia Também: Vídeo. Sónia Araújo arrasa com dança oriental durante férias no Dubai

Recomendados para si

;
Campo obrigatório