Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Segundo barco russo entra em Mariupol para retirar aço

Um segundo barco russo chegou ao porto ucraniano de Mariupol, ocupado pelas forças de Moscovo, para levar aço da Ucrânia para a Rússia, noticiou hoje a agência estatal russa TASS.

Segundo barco russo entra em Mariupol para retirar aço
Notícias ao Minuto

12:19 - 04/06/22 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

Na segunda-feira passada, um barco russo retirou de Mariupol, no sudeste da Ucrânia, 2.500 toneladas de aço, que foram transportadas para a região russa de Rostov.

As autoridades ucranianas consideraram estas operações como saques ilegais da Rússia, que invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro.

Ainda segundo a agência TASS, as operações no porto de Berdiansk, vizinho de Mariupol e igualmente ocupado pela Rússia, serão restabelecidas dentro de dias.

A agência cita Vladimir Rogov, um elemento da administração instalada por Moscovo nos territórios que ocupa na região de Zaporijia, no sudeste da Ucrânia.

Esta administração anunciou na quinta-feira que assumiu o controlo das propriedades estatais ucranianas na região.

Segundo afirmou Rogov, citado hoje pela TASS, estão a ser feitos trabalhados de desminagem no porto de Berdiansk desde quinta-feira, o que levará ainda alguns dias.

Quando começar a operar, o porto tem um potencial de rotação de carga de cinco a seis milhões de toneladas e pode ser usado para transbordo de produtos agrícolas, combustível ou minerais, segundo Rogov.

Quanto a Mariupol, é o maior porto do mar interior de Azov e o único com esta localização onde é possível operar com todo o tipo de carga, mesmo durante o inverno.

O controlo da Rússia sobre o Mar de Azov (Kherson, Zaporijia e Donetsk), incluindo o porto de Mariupol, permite a Moscovo construir uma ponte terrestre para ligar o território russo à península da Crimeia, que ocupou e anexou em 2014.

Leia Também: Ucrânia: Líder separatista anuncia nacionalização de navios em Mariupol

Recomendados para si

;
Campo obrigatório