Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 19º

Guerra na Ucrânia está a matar golfinhos no Mar Negro

As ondas sonoras de baixa frequência dos navios de guerra e submarinos interferem directamente na ecolocalização dos golfinhos, deixando-os incapazes de navegar, dizem os cientistas.

Guerra na Ucrânia está a matar golfinhos no Mar Negro
Notícias ao Minuto

23:42 - 01/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

As mortes em massa de golfinhos preocupam os cientistas e levantam a teoria de que a poluição causada pela guerra na Ucrânia possa ter impactos duradouros nos ecossistemas da região. 

Mais de 100 golfinhos já morreram na costa turca desde fevereiro, um número elevado em comparação com anos anteriores, segundo Uğur Özsandıkçı, investigador principal da vida marinha na Universidade Sinop, numa cidade turca a sul da Crimeia. Os golfinhos também foram recentemente avistados, atuando de forma invulgar noutros países que partilham a linha costeira. Os biólogos marinhos locais suspeitam que uma causa provável é a poluição sonora causada pelos navios de guerra no norte, noticia o The Guardian. 

As ondas sonoras de baixa frequência dos navios de guerra e submarinos interfere diretamente com a ecolocalização dos golfinhos, afirma Pavel Goldin, um biólogo marinho especializado em golfinhos no Instituto Schmalhausen de Zoologia na Ucrânia. Incapazes de navegar, os golfinhos não conseguem identificar as presas e podem, portanto, morrer à fome. Podem também ficar confusos e em pânico, nadando acidentalmente para as rochas ou para a costa. Alguns podem também nadar em minas navais, provocando a sua explosão, ou podem ser mortos por fogo vivo. 

Uma investigação completa das causas e do alcance das recentes mortes de golfinhos pode levar meses ou anos, com grande parte da linha costeira inacessível aos investigadores devido à guerra. Ainda assim, estas mortes e outras poluições relacionadas com a guerra poderiam criar uma "crise na biodiversidade", de acordo com a Fundação Turca de Investigação Marinha. 

Imagens de satélite publicadas em abril sugerem que a Rússia pode estar a utilizar golfinhos roazes para guardar a sua base Sevastopol, mas as alegações nunca foram confirmadas. Os meios de comunicação ucranianos noticiaram em 2018 que a maioria dos golfinhos de combate que a Rússia tinha apreendido na base da Crimeia tinham morrido, provavelmente de fome. 

Leia Também: Duas espécies de golfinho com 20 milhões de anos identificadas na Suíça

Recomendados para si

;
Campo obrigatório