Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Duas espécies de golfinho com 20 milhões de anos identificadas na Suíça

Duas espécies de golfinhos, até agora desconhecidas, nadaram nos oceanos há 20 milhões de anos, incluindo no mar que cobria a Suíça e onde foram agora descobertos centenas de fósseis daquela época, revelou na terça-feira a Universidade de Zurique.

Duas espécies de golfinho com 20 milhões de anos identificadas na Suíça
Notícias ao Minuto

06:35 - 18/05/22 por Lusa

Mundo Biodiversidade

Foram examinados cerca de 300 fósseis de baleias e golfinhos, desenterrados na Suíça e datados daquele período, que permitiu aos investigadores do Instituto de Paleontologia da Universidade de Zurique identificarem duas espécies anteriormente desconhecidas.

Na análise a fragmentos de dentes, vértebras e ossos descobertos nas camadas de sedimentos marinhos, os cientistas procuraram ossos do ouvido interno, raramente encontrados e que ajudam a classificar as espécies.

"Identificamos com sucesso duas famílias de golfinhos anteriormente desconhecidas na Suíça", salientou o paleontólogo Gabriel Aguirre, citado no comunicado da universidade.

Através da microtomografia assistida por computador, uma técnica de imagem 3D, os investigadores conseguiram reconstruir o tecido mole ao redor dos ossos da orelha, criando imagens 3D dos apêndices.

"Isso permitiu-nos analisar melhor as habilidades auditivas dos golfinhos", acrescentou Aguirre.

Na sua investigação, publicada no 'site' científico PeerJ, os investigadores explicam que estabeleceram que as espécies extintas que identificaram estão relacionadas a cachalotes e golfinhos que existem atualmente.

Há 20 milhões de anos, tubarões, peixes, golfinhos e cetáceos prosperaram no mar que cobria a Suíça, cujas margens foram colonizadas por crustáceos, mexilhões e ouriços-do-mar.

Uma grande quantidade de fósseis foi descoberta nas camadas sedimentares, conhecidas como massa marinha superior.

Leia Também: Investigadores querem conhecer golfinhos que visitam o estuário do Tejo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório