Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Ucrânia. Rússia expulsa cinco diplomatas croatas como retaliação

+A Rússia decidiu expulsar cinco diplomatas croatas em retaliação à medida adotada em abril pela Croácia em relação a 24 funcionários russos, na sequência da ofensiva militar russa contra a Ucrânia, foi hoje divulgado.

Ucrânia. Rússia expulsa cinco diplomatas croatas como retaliação
Notícias ao Minuto

14:21 - 27/05/22 por Lusa

Mundo Rússia/Ucrânia

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia informou que expressou o seu protesto junto do embaixador croata em Moscovo, nomeadamente contra o facto de Zagreb ter acusado a Rússia de "crimes de guerra na Ucrânia", referiu a agência France-Presse (AFP).

Moscovo acusou, por sua vez, Zagreb de "apoiar militarmente o regime neonazi de Kiev".

Este anúncio surge cerca de uma semana depois de Moscovo ter anunciado a expulsão de diplomatas e funcionários de outros países europeus, nomeadamente Portugal, Espanha, Itália e França, em retaliação por medidas semelhantes adotadas por aqueles Estados a seguir à invasão da Ucrânia.

A Rússia lançou, em 24 de fevereiro, uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou quase quatro mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito superior.

A ofensiva militar causou já a fuga de mais de 14 milhões de pessoas de suas casas -- mais de oito milhões de deslocados internos e mais de 6,6 milhões para os países vizinhos -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Também segundo as Nações Unidas, cerca de 15 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e a imposição à Rússia de sanções que atingem praticamente todos os setores, da banca ao desporto.

Leia Também: Rússia expulsa quatro diplomatas eslovenos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório