Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

NATO à vista? Turquia e Suécia falaram sobre paz e luta contra terrorismo

Recorde-se que o presidente da Turquia disse que iria vetar a entrada da Suécia da Finlândia na NATO.

NATO à vista? Turquia e Suécia falaram sobre paz e luta contra terrorismo
Notícias ao Minuto

17:05 - 21/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

O presidente da Turquia e a a primeira-ministra da Suécia falaram, este sábado, sobre uma eventual adesão do país nórdico à NATO, algo que Recep Tayyip Erdoğan já disse que iria vetar.

De acordo com o Guardian, o responsável turco exigiu que a Suécia não desse apoio aos curdos, uma vez que, segundo Erdogan, foram encontradas armas suecas no exército curdo, uma milícia com quem a Turquia está em conflito.

O chefe de Estado turco terá também dito que para que o país tivesse o seu apoio seria também necessário a Suécia deixar de restringir exportações de armas para a Turquia, uma medida imposta em 2019.

Do lado da Suécia, parece ter havido também algum espaço para conversações sobre uma eventual entrada, uma vez que a chefe do governo sueco "valorizou" a conversa. "Valorizei a conversa de hoje com o presidente da Turquia acerca da candidatura à NATO", escreveu Magdalena Andersson no Twitter, acrescentando que ambos os países estão "expectáveis em fortalecer as suas relações, incluindo no que diz respeito à paz, segurança e à luta contra o terrorismo".

Esta conversa decorre depois de o responsável turco ter conversado também com o presidente da Finlândia. No Twitter, Sauli Niinistö referiu uma chamada "aberta e direta com o presidente Erdogan". "Sublinhei que, como aliados da Nato, a Finlândia e a Turquia estariam comprometidas uma com a outra, pela sua segurança e que as suas relações se fortaleceriam. A Finlândia condena o terrorismo em todas as suas formas. O diálogo sustentado continua", disse Niinistö.

Leia Também: Portugal vai doar mais de um milhão de euros em medicamentos à Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório