Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Primeiro caso humano de Monkeypox detetado nos EUA

A doença por vírus Monkeypox é transmissível através de contacto com animais ou ainda contacto próximo com pessoas infetadas ou com materiais contaminados.

Primeiro caso humano de Monkeypox detetado nos EUA
Notícias ao Minuto

23:57 - 18/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Monkeypox

O departamento de saúde de Massachusetts, Estados Unidos, detectou uma infecção por Monkeypox num homem que regressou recentemente do Canadá.

As autoridades de saúde disseram que o indivíduo foi hospitalizado, mas que se encontra bem. Estão agora a rastrear os seus contatos próximos.

É a primeira infecção confirmada com o vírus nos Estados Unidos este ano, e chega um dia depois de funcionários do Centro de Controle e Prevenção de Doenças terem informado que estavam a monitorizar seis potenciais casos.

Estes indivíduos sentaram-se a três filas de um doente infectado num voo da Nigéria para o Reino Unido a 4 de maio, mas o risco de terem apanhado o vírus permanece "baixo".

Parece não haver qualquer ligação entre estes indivíduos e o caso relatado em Massachusetts. Não foi revelada a forma como o homem foi infectado.

Há um surto crescente de Monkeypox em todo o mundo, com os especialistas a temerem que a contagem atual de casos possa ser apenas a ponta do iceberg.

Em Portugal foram hoje confirmados os primeiros cinco casos, com o número a aumentar para 14 ao final do dia. 

A DGS recorda que a doença por vírus Monkeypox é transmissível através de contacto com animais ou ainda contacto próximo com pessoas infetadas ou com materiais contaminados. "A doença é rara e, habitualmente, não se dissemina facilmente entre os seres humanos".

Os indivíduos que apresentem lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, devem procurar aconselhamento clínico, alerta ainda a Direção.

Perante sintomas suspeitos, o indivíduo deverá abster-se de contatos físicos diretos. A abordagem clínica não requer tratamento específico, sendo a doença habitualmente autolimitada em semanas.

Leia Também: Já há um total de nove casos de Monkeypox no Reino Unido

Recomendados para si

;
Campo obrigatório