Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Dia da Vitória. Putin desfila com imagem do pai, veterano da II Guerra

Multidão levou fotografias de familiares e amigos que lutaram na guerra pelos soviéticos.

Notícias ao Minuto

16:55 - 09/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

Durante as celebrações do Dia da Vitória, em Moscovo, esta segunda-feira, o presidente russo desfilou com a multidão, que levava nas mãos fotografias de entes queridos e amigos que lutaram na Segunda Guerra ao serviço da União Soviética.

As imagens, captadas pelas televisões estatais russas, mostraram Vladimir Putin a transportar a fotografia do seu pai, que lutou pelo exército soviético numa divisão especial.

Segundo a Reuters, citando o Kremlin o pai do presidente russo, Vladimir Spiridonovich Putin, lutou na linha da frente na Segunda Grande Guerra, na mesma linha da frente que venceu a guerra e tomou Berlim em 1945.

No seu discurso na Praça Vermelha, que gerou muita expectativa a nível internacional, Putin não classificou o conflito na Ucrânia como uma situação de guerra, como era esperado, mas voltou a apontar o dedo à NATO.

Putin voltou a recordar aquilo que considera ser o crescimento do nazismo na Ucrânia e afirmou que a decisão de invadir a Ucrânia foi a mais correta, dada a "ameaça" para a Rússia no Donbass.

"Vimos como a estrutura militar se estava a desenvolver e como estruturas estrangeiras estavam a ajudar e a aumentar o perigo todos os dias", disse.

O líder russo reafirmou que a NATO não ouviu a Rússia, e acusou a aliança transatlântica de desenvolver uma operação na região do Donbass, o que constituía uma "ameaça inaceitável" nas fronteiras da Rússia.

A guerra na Ucrânia já fez mais de 3.300 mortos na população civil, segundo os dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, que adverte que o número real de baixas poderá ser muito maior, dadas as dificuldades em contabilizar os mortos em cidades bombardeadas e sitiadas pelas tropas russas.

Leia Também: Putin diz que sem dúvida alcançará os seus objetivos na Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório