Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Lukashenko acusa o Ocidente de estar obcecado com as ideias nazis

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, acusou esta segunda-feira o Ocidente de estar "obcecado" com as ideias nazis e de estar "em guerra com a Rússia" na Ucrânia.

Lukashenko acusa o Ocidente de estar obcecado com as ideias nazis
Notícias ao Minuto

14:02 - 09/05/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

"Os seguidores dos nazis estão obcecados com a ideia de vingança, mas não estão prontos para lutar abertamente contra os herdeiros do povo soviético", denunciou Lukashenko, durante um discurso nas celebrações do aniversário da vitória sobre o regime da Alemanha nazi, em 1945.

"É por isso que estão a inundar a Ucrânia com armas", disse Lukashenko, acusando as "elites ocidentais" de terem transformado este país vizinho da Rússia num "monstro" e de terem elevado o "nazismo à categoria de ideologia de Estado".

"Não é segredo que todo o mundo ocidental está em guerra com a Rússia na Ucrânia", disse Lukashenko, que governa a Bielorrússia desde 1994, sendo o aliado mais próximo do Presidente russo, Vladimir Putin, que aponta a necessidade de "desnazificação" do regime de Kiev como um dos argumentos para a invasão daquele país vizinho.

Lukashenko também criticou as sanções económicas ocidentais contra Moscovo, bem como contra o seu país, por causa do conflito na Ucrânia, assegurando que essas "tentativas de sufocar" a Bielorrússia "só a tornarão mais forte".

"Nem legalmente nem moralmente os bielorrussos têm o direito de não apoiar a Rússia", defendeu o Presidente Lukashenko.

Leia Também: Ucrânia: Presidente bielorrusso admite que guerra está "a arrastar-se"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório