Momento em que é abatido um dos 8 drones ucranianos a caminho de Moscovo

As autoridades não deram pormenores sobre os danos causados pela queda de fragmentos dos drones e disseram que os serviços de emergência estavam a trabalhar no local.

drones moscovo

© TWMCLtd/ X (antigo Twitter)

Lusa
18/07/2025 17:45 ‧ há 3 horas por Lusa

Mundo

Sergey Sobyanin

As defesas antiaéreas russas abateram oito drones ucranianos que se dirigiam para a capital russa nas últimas quatro horas, afirmou o presidente da Câmara de Moscovo.

 

O primeiro drone foi destruído pouco depois das 13 horas (10 horas em Lisboa), escreveu Sergey Sobyanin na rede social Telegram.

Posteriormente, foram neutralizados mais sete que seguiam rumo a Moscovo, acrescentou.

As autoridades não deram pormenores sobre os danos causados pela queda de fragmentos dos drones e disseram que os serviços de emergência estavam a trabalhar no local.

Anteriormente, o Ministério da Defesa russo indicou que 73 drones ucranianos foram abatidos na quarta-feira à noite, incluindo três que se dirigiam para Moscovo.

As tentativas das forças ucranianas de atacar a capital russa com drones estão a obrigar as autoridades a suspender o trabalho nos principais aeroportos de Moscovo, com alguma frequência, enquanto durar a ameaça.

Hoje, a UE anunciou um novo pacote de sanções à Rússia e uma das medidas promete "bloquear a exportação de tecnologia utilizadas em drones".

Na quinta-feira, pelo menos duas pessoas morreram em ataques de drones e várias ficaram feridas dos dois lados da fronteira, de acordo com as autoridades de ambos países.

O uso de aparelhos aéreos não tripulados tornou-se comum na guerra na Ucrânia, com ambos os beligerantes a desenvolver e utilizar este tipo de tecnologia.

A ofensiva russa contra a Ucrânia dura há mais de três anos e os ataques intensificaram-se este verão. As negociações conduzidas pelos Estados Unidos até agora não conseguiram pôr fim aos combates.

Moscovo recusa há vários meses o cessar-fogo proposto por Washington e Kyiv.

Leia Também: Israel mata quase 30 pessoas em ataques de drones com pregos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas