Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Conselho de Segurança alarga missão da ONU na Líbia por apenas três meses

O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou, esta sexta-feira, um projeto de resolução que renova o mandato da Missão de Apoio da ONU na Líbia (UNSMIL) por apenas três meses, até 31 de julho.

Conselho de Segurança alarga missão da ONU na Líbia por apenas três meses
Notícias ao Minuto

16:06 - 29/04/22 por Lusa

Mundo Líbia

Num momento em que o Conselho de Segurança se apresenta profundamente dividido, o prolongamento da missão foi aprovado por unanimidade, com 15 votos a favor.

Contudo, a Rússia, que tem poder de veto, recusou qualquer duração maior da Missão enquanto um novo enviado da ONU não for nomeado.

O projeto de resolução contém uma nova disposição que autoriza a reestruturação da missão de acordo com as recomendações contidas num relatório de revisão estratégica independente da UNSMIL datado do ano passado, que recomendou a substituição do atual enviado especial com base em Genebra por um representante especial baseado em Tripoli, apoiado por dois representantes especiais adjuntos.

O projeto apela ainda ao secretário-geral da ONU para que nomeie prontamente um representante especial, uma vez que António Guterres ainda não identificou um sucessor para o ex-enviado especial Jan Kubis, que tem apresentado múltiplas divergências sobre a Líbia desde setembro e que renunciou ao cargo em novembro de 2021.

Leia Também: EUA exigem fim "imediato" do bloqueio petrolífero na Líbia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório