Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

China. Primeiro humano com gripe das aves H3N8 é uma criança de 4 anos

A China anunciou primeiro caso humano com gripe das aves H3N8, mas disse que o risco de se propagar entre as pessoas era baixo.

China. Primeiro humano com gripe das aves H3N8 é uma criança de 4 anos
Notícias ao Minuto

11:10 - 27/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Gripe das aves

A China confirmou o primeiro caso humano conhecido da estirpe H3N8 da gripe aviária, mas as autoridades sanitárias afirmam que existe um baixo risco de transmissão generalizada entre as pessoas.

Sabe-se que a H3N8 tem circulado desde 2002, depois de ter surgido pela primeira vez nas aves aquáticas norte-americanas. É conhecido por infectar cavalos, cães e focas, mas não tinha sido previamente detectado em humanos.

A Comissão Nacional de Saúde da China disse esta terça-feira que um rapaz de quatro anos natural a província central de Henan testou positivo para a estirpe depois de ter sido hospitalizado no início deste mês com febre e outros sintomas.

A família da criança cria galinhas em casa e vive numa área onde coabitam patos selvagens, disse o CNS em comunicado, adiantando que o menino foi infetado diretamente pelas aves, não tendo sido determinada a “capacidade de infetar humanos”.

A entidade avisou ainda a população para se manter afastada de aves mortas ou doentes e procurar tratamento imediato para febre ou sintomas respiratórios.

A gripe aviária ocorre principalmente em aves selvagens e de capoeira. Os casos de transmissão entre humanos são extremamente raros.

As estirpes H5N1 e H7N9 da gripe aviária, detectadas em 1997 e 2013, respectivamente, foram responsáveis pela maioria dos casos de doenças humanas provocadas pela gripe aviária, de acordo com os Centros de Controlo de Doenças dos EUA.

As infecções humanas de influências zoonóticas, ou de origem animal, são "adquiridas principalmente através do contacto direto com animais infectados ou ambientes contaminados, mas não resultam numa transmissão eficiente destes vírus entre pessoas", de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Em 2012, o H3N8 foi responsabilizado pela morte de mais de 160 focas ao largo da costa nordeste dos Estados Unidos, depois de ter causado pneumonia mortal nos animais.

Leia Também: Covid-19. Xangai instala vedações para manter as pessoas em casa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório