Meteorologia

  • 13 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 22º

Venezuela reivindica "neutralização" de aviões usados para narcotráfico

As Forças Armadas venezuelanas reivindicaram hoje que "neutralizaram" dois aviões provenientes da vizinha Colômbia, alegadamente usados para o narcotráfico.

Venezuela reivindica "neutralização" de aviões usados para narcotráfico
Notícias ao Minuto

22:33 - 19/04/22 por Lusa

Mundo Narcotráfico

As aeronaves, segundo as autoridades venezuelanas, pertenciam a um grupo de "Terroristas Armados, Narcotraficantes da Colômbia" (Tancol), que muitas vezes cruzam a fronteira entre os dois países em direção aos Estados de Zúlia, Apure e Táchira, na Venezuela.

"As Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB, da Venezuela), neutralizaram 2 aviões Tancol que, desrespeitando as leis venezuelanas, entraram no espaço aéreo sem código de identificação e aterraram numa pista não autorizada", anunciou o comandante estratégico operacional das FANB no Twitter.

Segundo Domingo Hernández Lárez, são cinco as aeronaves neutralizadas em abril, "na luta contra o narcotráfico".

Por outro lado, explica numa outra mensagem que "as FANB continuam a extirpar o cancro dos Tancol, infiltrados no eixo transfronteiriço, que através de enganos e ameaças à população têm conseguido estabelecer estruturas ocultas de observação aérea e das principais estradas".

Durante as operações, os militares venezuelanos afirmam ter encontrado "engenhos explosivos, químicos e tubos de canhões improvisados" em Santa Rita, no Estado de Zúlia, Venezuela.

Segundo a imprensa colombiana, existem dezenas de grupos Tancol, cada um deles composto por "até uma centena" de pessoas "treinadas na Colômbia".

Leia Também: Distrito de Braga. Jovem de 24 anos detido por tráfico de estupefacientes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório