As autoridades da Califórnia, nos Estados Unidos, recuperaram cerca de 30 mil dólares (quase 26 mil euros) em bonecos da coleção Labubu que foram roubados de várias lojas ao longo dos últimos dias.
Em comunicado, divulgado na segunda-feira, o Departamento de Polícia de Chino adiantou que os bonecos foram recuperados após os agentes terem executado um mandado de busca numa casa em Upland, na Califórnia, onde encontraram 14 caixas com a mercadoria roubada.
Além disso, foram também encontradas provas que indicavam que os artigos estavam prestes a ser revendidos e enviados para todo o país.
As buscas foram realizadas no âmbito de uma investigação a um roubo de um armazém, no qual os suspeitos roubaram várias caixas após arrombarem a entrada.
"Estes artigos, populares na cultura pop e frequentemente vendidos por preços elevados online, foram levados em várias viagens ao longo de vários dias", explicou a autoridade.
Durante a operação, "um suspeito tentou fugir, mas acabou por se render sem incidentes".
Os bens recuperados, avaliados em cerca de 30 mil dólares, foram devolvidos aos seus legítimos proprietários.
Na semana passada ocorreu um roubo semelhante em La Puente, também na Califórnia, onde um grupo assaltou uma loja e levou consigo bonecos Labubu no valor de sete mil dólares (cerca de seis mil euros).
Nas redes sociais, os proprietários da loja explicaram que os assaltantes, que serão quatro, levaram todo o stock que a loja tinha e deixaram o local destruído.
As autoridades, citadas pela Associated Press, revelaram que os suspeitos usaram um Toyota Tacoma para fugir do local, veículo este que foi recuperado a seguir.
Sublinhe-se que os Labubu são uns pequenos bonecos de peluche, que parecem juntar um duende e um coelho num só. Foram criados por Kasing Lung em 2015.
Atualmente é a marca Pop Mart que os comercializa. Os originais têm esgotado e já existem marcas a fazer réplicas. São usados, sobretudo, em bolsas, malas e carteiras.
Leia Também: Autoridades lançam aviso sobre 'marca barata' do Labubu