Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Por que tantos norte-americanos escolhem Portugal para viver?

Segundo o The Wall Street Journal, há vários pontos positivos.

Por que tantos norte-americanos escolhem Portugal para viver?
Notícias ao Minuto

17:06 - 19/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Portugal

Num artigo com vários testemunhos de norte-americanos que vivem a reforma em Portugal, o jornal The Wall Street Journal elenca as condições apontadas como positivas - não esquecendo os pontos menos benéficos.

A saber: um custo de vida “baixo” (segundo os padrões norte-americanos), acesso a cuidados de saúde gratuitos ou muito baratos quando contratados seguros, clima quente, incentivos fiscais, segurança e facilidade em obter um visto de residência. Estes são alguns pontos que podem ajudar a explicar o aumento de 45% do número de norte-americanos em Portugal, em 2021.

Heidi Dezell, uma mulher de 57 anos que presta o seu testemunho ao jornal, conta que ficou desempregada há quatro. Decidiu viajar pelo mundo uma vez que não conseguia encontrar trabalho nos EUA e acabou por ficar em Portugal, depois de saber que é o país na Europa onde é mais fácil conseguir um visto de residência.

Pôs a casa de Seattle a arrendar e conseguiu um visto para estudar português na Universidade de Coimbra. A mulher destaca as rendas acessíveis no nosso país e a simpatia dos portugueses. Depois do visto, planeia agora obter cidadania portuguesa. 

No que toca aos aspetos menos positivos da mudança para o nosso país, são apontados a burocracia do Estado que pode dificultar o processo e riscos de fraude quando se contrata ajuda.

Segundo dados divulgados pelo mesmo meio, o número de residentes norte-americanos em Portugal disparou 45% no ano passado, para 6.921, e quase triplicou na última década. 

Leia Também: Procura casa? Saiba (em nove pontos) o que diz a lei do arrendamento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório